Homem em situação de rua é flagrado com tubos de sangue em Maricá; Polícia Civil investiga descarte de resíduos hospitalares

Um homem em situação de rua foi detido nesta segunda-feira (28) após ser flagrado com tubos de sangue e outros materiais biológicos, encontrados dentro de uma caixa de isopor no Centro de Maricá.
Segundo a Polícia Civil, os frascos continham etiquetas que indicavam como origem o Hospital Municipal Conde Modesto Leal. A Polícia Civil investiga se houve falha no descarte ou violação da lixeira hospitalar.
O homem contou em depoimento que recolheu a caixa enquanto catava latinhas e que não tinha intenção de usar os itens para qualquer finalidade. Ele afirmou ainda ter aberto o recipiente nas proximidades da rodoviária, onde foi abordado por agentes da Guarda Municipal após denúncia de funcionários do terminal.
Durante a ação, ele resistiu à abordagem e acabou sendo detido. Dentro da caixa estavam tubos com sangue e materiais utilizados para coleta e análise de exames.
Em nota ao Maricá Info, a Prefeitura de Maricá informou que o descarte de resíduos biológicos no hospital segue normas sanitárias e protocolos técnicos. Confira abaixo:
“A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o descarte de materiais biológicos no Hospital Conde Modesto Leal segue normas sanitárias e protocolos técnicos. Os resíduos são armazenados, transportados e eliminados por empresas especializadas e credenciadas.
A área de descarte de lixo do Hospital Municipal Conde Modesto Leal fica em espaço externo da unidade e conta com vigilância contínua de câmeras de segurança. O homem preso pela Guarda Municipal – que já tinha passagens pela polícia por furto – violou a lixeira destinada ao descarte legal de materiais, o que reforça a infração cometida.
Uma sindicância administrativa foi instaurada para apuração do caso. A Prefeitura está colaborando integralmente com as investigações conduzidas pela Polícia Civil.”