Notícias de MaricáSaúde

Maricá divulga orientações para casos suspeitos de gripe aviária

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Maricá está recomendando à população a adoção de medidas preventivas e alertando sobre casos de animais infectados pelo vírus da gripe aviária (H5N1). Esse vírus tem afetado diversas espécies de aves domésticas, selvagens e alguns mamíferos. Em caso de morte anormal e inexplicável desses animais, é importante evitar o contato com os restos mortais e informar imediatamente a Vigilância em Saúde Ambiental. Você pode entrar em contato pelo número (21) 96452-1960, pelo e-mail notifica.viambmarica@gmail.com ou pessoalmente no seguinte endereço: Rodovia Amaral Peixoto, km 28,5, edifício Maricá Center.

Além disso, é fundamental acionar a Vigilância em Saúde Ambiental caso seja observada uma ave ou mamífero em estado agonizante, apresentando sintomas compatíveis com a gripe aviária, como corrimento ou inchaço nos olhos, dificuldade para respirar, letargia, incapacidade de se levantar ou andar, convulsões e tremores. A orientação é que os moradores não capturem ou recolham esses animais, aguardando as instruções da vigilância.

Até o momento, não foram registrados casos de animais infectados pela doença em Maricá, e todos os 33 casos suspeitos em humanos no país foram descartados. As novas diretrizes seguem o estado de emergência zoossanitária estabelecido pelo Ministério da Agricultura, que foi publicado na última segunda-feira (22/05) e terá uma duração de 180 dias. Essa medida foi tomada devido à alta patogenicidade da gripe aviária, que indica a capacidade elevada do vírus de infectar outros animais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo