Notícias de Maricá

Construção do Porto de Jaconé, em Maricá, será debatido no Crea-RJ

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ) promoverá um evento no dia 14 de junho com o tema “Porto de Jaconé: Desenvolvimento, Impactos Sociais e Ambientais”. O evento ocorrerá na sede do Crea-RJ, localizada na Rua Buenos Aires, 40, Centro, e tem como objetivo discutir o projeto de construção do Porto de Jaconé, em Maricá.

O encontro, organizado pela Comissão de Meio Ambiente do Crea-RJ, contará com a presença de especialistas do setor, professores, representantes da empresa construtora, órgãos públicos, da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) e prefeituras da região.

O Porto de Jaconé será construído na Praia de Jaconé e é considerado o maior projeto privado da região. Prevê-se a criação de 4 mil empregos diretos e até 12 mil indiretos. A expectativa é que o porto se torne a principal âncora para o escoamento e tancagem do óleo do pré-sal.

O evento terá início às 9h e término às 13h, com a participação do presidente do Crea-RJ, Luiz Antonio Cosenza, do engenheiro civil Luiz Carneiro, do geólogo Gabriel Fernandes e do geógrafo Vagner Oliveira. Posteriormente, representantes da DTA Engenharia (empresa construtora do porto), das prefeituras de Saquarema e Maricá, do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ) e o deputado Jorge Fellippe Neto, da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj, irão participar. Em seguida, haverá palestras da professora Desireé Guichard, do Departamento de Geografia da Uerj, do professor e geólogo Renato Ramos, do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional/UFRJ, e de Luiz Lopes, do Movimento SOS Porto de Jaconé.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas através do link https://novoportal.crea-rj.org.br/portodejacone/. Os estudantes que participarem receberão certificados de participação. Além disso, os interessados poderão acompanhar a transmissão ao vivo do evento pela WebTV, o canal do Youtube do Crea-RJ.

Fique informado recebendo as notícias de Maricá, Itaipuaçu e Região em nosso grupo no Whatsapp clicando aqui! Lembrando que somente administradores podem publicar no grupo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo