Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Hospital Municipal Conde Modesto Leal inaugura cartório de registro civil

A Secretaria de Saúde de Maricá inaugurou nesta segunda-feira (05/06) o cartório de registro civil do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro. O novo serviço possibilita a emissão de certidões de nascimento e óbito na própria unidade hospitalar, garantindo que os recém-nascidos sejam registrados antes da alta médica e, no caso de falecimentos, agilizando e eliminando barreiras burocráticas de acesso à documentação, trazendo comodidade em um momento delicado.

O cartório fica próximo à maternidade do hospital e, no período inicial, funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, com possibilidade de ampliação de acordo com a demanda pelo serviço. Em 2022, foram registrados 1.142 partos na maternidade do Hospital Conde Modesto Leal e, de janeiro ao início de junho deste ano, já foram 530, o que reforça a importância do novo espaço.

Andréa da Costa, mãe do pequeno Isaac da Costa Rodrigues, foi a primeira pessoa a realizar um registro de nascimento no local. Ele nasceu no domingo (04) e a mãe aprovou o cartório do hospital.

“Gostei muito desse serviço. Ficou muito mais fácil, por já sair com todo o registro do meu filho daqui. Dessa forma, não preciso me deslocar e posso acompanhar o meu esposo em todo o processo. Muito bom ter isso aqui”, garantiu.

Carolina Cruz Teixeira, uma das responsáveis pelo novo espaço, destacou os seus benefícios para os maricaenses.

“Com esse cartório, aproximamos o registro de nascimento e óbito às pessoas, o que é essencial. Isso evita o desgaste e deslocamentos em períodos difíceis, tanto no caso dos pais do bebê, que sairão do hospital com a certidão em mãos, quanto nos casos de óbito, resolvendo tudo no local em um momento de fragilidade”, concluiu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo