ConcursosNotícias do Estado

Governador do Rio autoriza novo concurso para 50 vagas no Corpo de Bombeiros

Provas para ingresso na corporação estão previstas para este ano

O governador Cláudio Castro autorizou a realização de um novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). A publicação com o aval de Castro sairá nesta terça-feira (13.06) no Diário Oficial. Ao todo, serão ofertadas 50 vagas para oficiais combatentes de carreira.

As provas, que ainda não têm data definida, estão previstas para acontecer ainda em 2023. Os aprovados ingressarão como cadetes da corporação em 2024. O concurso contará com uma Parte Acadêmica, Teste de Aptidão Física, Inspeção de Saúde e Exame Documental.

— Com essa autorização, o Corpo de Bombeiros, que já trabalha com muita excelência para a população fluminense, terá reforço de pessoal para prestar um serviço cada vez melhor aos cidadãos. A corporação é um orgulho do Estado do Rio e essa iniciativa é mais uma entre tantas de valorização dos Bombeiros — declarou Cláudio Castro.

Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa ter no mínimo 18 anos; estar em dia com as obrigações militares nos termos da Lei de Serviço Militar; ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula; e estar em dia com as obrigações eleitorais.

— O Corpo de Bombeiros RJ vai ampliar seu quadro de oficiais com um novo concurso público para 50 vagas de carreira. É um reforço muito bem-vindo, que vai permitir a renovação e o reforço do efetivo. É sangue novo que vai garantir a manutenção dos serviços de excelência prestados à sociedade 24 horas por dia, 7 dias por semana. Agradeço ao governador Cláudio Castro por, mais uma vez, estar atento às demandas da nossa corporação — afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

O Curso de Formação de Oficiais (CFO) tem duração de quatro anos e acontece na Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II (ABMDP II), localizada no bairro de Guadalupe, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ao fim da formação, os militares se tornam aspirantes à oficial. A exceção é o primeiro colocado do curso, automaticamente alçado ao posto de 2º tenente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo