Notícias de Maricá

Prefeito de Maricá Fabiano Horta conhece projetos contra desperdício de alimentos na Espanha

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, participou na segunda-feira (19/06) de uma reunião com representantes da cidade de Valência, na Espanha, no primeiro dia da missão “Diálogos da União Europeia-Brasil”. Durante a visita, Fabiano conheceu o Centro de Inovação Social e Urbana, também conhecido como Les Naves, um espaço de troca de conhecimentos e capacitação. Além disso, ele teve a oportunidade de conhecer projetos relacionados ao combate à fome, desperdício de alimentos e transição para a agroecologia.

A viagem do prefeito teve início no sábado (17), a convite da Embrapa Alimentos e Territórios, e seguirá até o dia 27/06, durante a qual ele conhecerá programas e políticas de alimentação urbana. Durante sua estadia, Fabiano também está compartilhando a experiência desenvolvida por Maricá em segurança alimentar por meio das praças agroecológicas.

A missão começou em Valência, que possui um programa municipal de hortas urbanas e é líder na produção de alimentos orgânicos na Espanha. A comitiva visitou o Centro Mundial de Valência para Alimentação Urbana Sustentável (Cemas) e também conheceu o Consell Alimentari, um órgão consultivo que fortalece a conexão entre pequenos produtores e a alimentação escolar. Em Barcelona, haverá uma reunião sobre o Projeto Alimenta, um modelo que garante o direito à alimentação de forma inclusiva, por meio da criação de restaurantes e cozinhas comunitárias.

Durante as visitas, Fabiano Horta apresentou o projeto dos jardins comestíveis de Maricá, como os encontrados na Fazenda Municipal Pública, nas praças agroecológicas de Araçatiba, Flamengo, Guaratiba, Parque Nanci, Itapeba e Marine (São José do Imbassaí), e nas hortas urbanas próximas às áreas pavimentadas. Esses espaços tornaram o município uma referência em segurança alimentar, produzindo alimentos livres de agrotóxicos, que podem ser colhidos gratuitamente por moradores e turistas.

A missão também inclui a troca de experiências com outras cidades europeias, com o objetivo de fortalecer os sistemas alimentares urbanos. Além de Valência e Barcelona, a comitiva visitará Turim e Milão, na Itália, e Gante e Bruxelas, na Bélgica. Em Bruxelas, estão previstos encontros bilaterais com representantes dos departamentos da Comissão Europeia envolvidos em ações de fortalecimento de sistemas alimentares urbanos sustentáveis.

A missão visa desenvolver estudos de caso sobre sistemas alimentares urbanos sustentáveis, em parceria com as cidades participantes do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA). Esses estudos contribuirão para o desenvolvimento de políticas públicas alinhadas com as diretrizes do Pacto de Milão, ao qual Maricá também aderiu. O município tem se destacado mundialmente em agroecologia e agricultura urbana, com participações em eventos internacionais em 2022, como o 8º Fórum Global do Pacto de Política Alimentar Urbana de Milão e a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP27, no Egito.

A iniciativa conta com o apoio do Instituto Comida do Amanhã, da organização não-governamental Governos Locais para a Sustentabilidade – ICLEI América do Sul e da ONG WWF-Brasil. A comitiva brasileira é composta também por representantes de outros quatro municípios: Curitiba (PR), Recife (PE), Rio Branco (AC) e Santarém (PA).

Separar Banners

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo