EducaçãoNotícias de Maricá

Maricá: Mais de 1.600 certificados do Passaporte Universitário são entregues

Na noite desta sexta-feira (21/07), a Prefeitura de Maricá realizou a entrega de 828 certificados no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Zilca Lopes da Fontoura, localizado no Centro. Esses certificados foram concedidos aos aprovados no programa Passaporte Universitário. Ao longo de dois dias, quinta-feira (20/07) e sexta-feira (21/07), a Secretaria de Ciências, Tecnologia e Formação entregou um total de 1.627 bolsas para os novos alunos. No primeiro dia, foram entregues os certificados dos alunos com nomes iniciados pelas letras de A a K. Já no segundo dia, foram entregues os certificados dos demais alunos, bem como dos bolsistas de Medicina.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, expressou sua satisfação com o programa e destacou sua importância: “Estamos finalizando mais um dia de entregas dos certificados dos novos universitários. Esse programa nasceu para fomentar e dar oportunidade de estudos para os nossos maricaenses. Aqui temos um conjunto, somos uma equipe. Juntos vamos transformando a nossa cidade. Parabéns aos pais, as mães e a todos que vão poder realizar uma graduação. Agradeço a vocês que acreditam nesse grande programa de inserção universitária.”

Os novos bolsistas foram contemplados em 28 cursos diferentes, como Administração, Direito, Enfermagem, Odontologia e Medicina Veterinária, em quatro universidades privadas credenciadas pelo município: Universidade Vassouras, Estácio de Sá, Universidade La Salle (Unilasalle) e Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).

Rosiane Batista, de 36 anos, moradora de Itaipuaçu e futura psicóloga, destacou a relevância do programa e a oportunidade de crescimento que ele proporciona: “Tenho dois filhos e poder mostrar a minha evolução para eles é essencial. Hoje estou tão orgulhosa de poder fazer parte dessa grande família PU e futuramente poder ajudar as pessoas e poder melhorar o meu salário. Só tenho que agradecer!”

Lívia Correa, de 20 anos, moradora do Flamengo, também expressou sua alegria em realizar seu sonho de cursar Enfermagem através do Passaporte Universitário: “Estou bem realizada em poder cursar Enfermagem pelo passaporte universitário. É uma linda oportunidade e uma enorme ajuda para nós estudantes”, disse a jovem, que estava acompanhada de seu namorado, Vando Luis, de 25 anos, morador do Condado. Vando destacou a importância do projeto para as famílias de baixa renda e elogiou as políticas educacionais implementadas em Maricá.

O programa Passaporte Universitário foi criado em 2019 com o objetivo de facilitar o acesso dos maricaenses ao ensino universitário, proporcionando bolsas de estudo integrais em instituições de ensino superior privadas. Desde sua criação, o programa já concedeu a chance do ensino superior a 6.405 alunos de graduação, e atualmente, 422 alunos já se formaram através desse programa. Como contrapartida, as universidades credenciadas se comprometem a criar unidades de ensino universitário na cidade em até cinco anos.

Separar Banners

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo