Notícias de MaricáTransporte

Maricá: Projeto do VLT sequer saiu do papel

Desde que foi apresentado na gestão do ex-prefeito Washington Quaquá, o projeto de um trem ou VLT, ligando Ponta Negra à Niterói, não teve qualquer avanço significativo. Há mais de 10 anos que o projeto foi apresentado, a atual gestão não tem qualquer plano no que se refere a veículo sobre trilho para o transporte de passageiros.

Na época, o então secretário de Transportes de Maricá, Rony Peterson, comentou que era possível e que o prefeito queria. Em 2011, um representante de uma empresa cearense que fabrica VLTs chegou a visitar Maricá e percorreu junto com representantes da prefeitura o trecho de 31 km que, inicialmente, seria o implementado entre Ponta Negra e o Centro e entre Inoã e o Centro.

A ideia na época era implantar um VLT nos moldes do que há na região do Cariri, no Ceará. Por lá, o VLT tem 13,6 km de extensão e carrega cerca de 2 mil passageiros.

Maricá chegou a colocar o VLT em propagandas institucionais, como um vídeo muito divulgado há alguns anos. Questionamos a prefeitura sobre o andamento do projeto, que nos informou através de nota que “não há projeto previsto nesta atual gestão.” A prefeitura não informou, no entanto, se foi feito algum investimento, já que, à época, o custo de implementação seria de R$ 6 milhões.

VLT Marica
VLT fabricado por empresa cearense.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo