Notícias de Maricá

Prefeitura de Maricá derruba cinco imóveis irregulares em área pública

A Prefeitura de Maricá, por meio do Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (GATED), concluiu, na quinta-feira (27/07), as operações de demolição na área pública localizada entre as ruas 75 e Henriqueta Rios Rosa (antiga Rua 74), próxima à Estrada dos Cajueiros, em Itaipuaçu. Utilizando uma máquina retroescavadeira, a equipe removeu os últimos cinco imóveis construídos de forma irregular nesse terreno.

Ao longo de junho, o grupo já havia demolido um total de 11 construções erguidas ilegalmente nessa mesma área, que possui cerca de oito mil metros quadrados, por conta de uma ação movida pelo Ministério Público Estadual. A operação contou com a participação das secretarias de Urbanismo, Trânsito e Engenharia Viária, da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), bem como da Guarda Municipal e de policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).

As famílias que ocupavam os imóveis foram cadastradas pela Secretaria de Assistência Social, enquanto a Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos providenciou a inscrição no programa Locação Social, através do qual os ocupantes dos imóveis demolidos já foram realocados. A Secretaria de Urbanismo informou que nos próximos meses o terreno receberá um novo equipamento público.

O GATED realizou a 31ª ação de demolição em 2023, conduzindo reuniões de planejamento a cada 20 dias para garantir a eficácia das operações. Diversos bairros foram visitados, incluindo Itaipuaçu, Spar, Jacaroá, Jardim Interlagos, Bambuí, Cordeirinho, Mumbuca e Condado. Desde 2022, a Prefeitura de Maricá tem intensificado as ações do grupo para evitar construções ilegais em áreas públicas, após a sua criação através do decreto municipal nº 777, em 30 de novembro de 2021.

O GATED é composto pelas secretarias de Urbanismo, Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Trânsito, Comunicação Social, Habitação e Assentamentos Humanos, Cidade Sustentável e Assistência Social, além da Procuradoria Geral do Município, da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). Denúncias de irregularidades podem ser feitas através dos telefones/WhatsApp (21) 3731-9777 (núcleo Centro), (21) 97259-9213 (núcleo Itaipuaçu) e (21) 2253-1177 (Disque Denúncia).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo