Cine Henfil: Confira os filmes em cartaz para este fim de semana (06 à 08/10), em Maricá
A Secretaria de Cultura elaborou uma programação especial voltada para os trabalhadores neste fim de semana (de 06 a 08/10). A mostra ‘Trabalhador vai ao Cinema’ tem como objetivo promover uma reflexão crítica sobre novas formas de organização do trabalho, analisando as mudanças que vêm ocorrendo nas relações de trabalho no Brasil e no Mundo. Além disso, haverá exibições de filmes infantis. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos na bilheteria antes do início dos filmes. Na sexta-feira, a projeção começará às 19h. No sábado e no domingo, os filmes serão exibidos a partir das 15h.
Na sexta-feira (06/10), a abertura será com o filme ‘Eles não usam Black-Tie’, dirigido por Leon Hiszman, às 19h. No sábado (07/10), teremos a animação ‘As Aventuras do Avião Vermelho’, dirigida por José Maria e Frederico Pinto, às 15h, seguida por ‘Pureza’, às 17h, e encerrando com o documentário ‘Estou me Guardando para quando o Carnaval Chegar’, às 19h. No domingo (08/10), a sessão começará com o filme ‘D.P.A. – O Filme’ às 15h; ‘Pureza’ será exibido às 17h; e o drama ‘Arábia’ encerrará a programação às 19h.
Arábia – Em Ouro Preto, Minas Gerais, um jovem encontra por acaso o diário de um operário metalúrgico que sofreu um acidente e por suas memórias embarca numa jornada pelas condições de vida de trabalhadores marginalizados.
Estou me Guardando para quando o Carnaval Chegar – Na cidade de Toritama, considerada um centro ativo do capitalismo local, mais de 20 milhões de jeans são produzidas anualmente em fábricas caseiras. Orgulhosos de serem os próprios chefes, os proprietários destas fábricas trabalham sem parar em todas as épocas do ano, exceto o carnaval: quando chega a semana de folga eles vendem tudo que acumularam e descansam em praias paradisíacas.
As Aventuras do Avião Vermelho – A trama apresenta a história de Fernandinho, um menino de 8 anos, que perdeu a mãe há pouco tempo, tornando-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai e na escola. Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que ele dá para o filho um livro de sua infância. Encantado com a história, Fernandinho decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta – aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka. A bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos, Ursinho e Chocolate, que ganham a vida com sua imaginação, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios. Ao longo dessa jornada, ele descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai.
Pureza – O filme é baseado na história real de Pureza Lopes Loyola. Pureza é uma mãe solo que mora com seu filho, Abel, em uma pobre região do Maranhão. Descontente com a vida que levam, o jovem resolve deixar o local para buscar emprego em um conhecido garimpo, com a promessa de dar uma vida melhor para a matriarca. Após meses sem notícias do filho, Pureza resolve sair em busca do rapaz. Durante a jornada, ela encontra uma fazenda que emprega um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais, a famosa escravidão moderna. Ainda à procura do filho, ela passa a trabalhar neste lugar, testemunhando o tratamento brutal sofrido pelos empregados, além do desmatamento ilegal de florestas. Lutando contra um sistema perverso e poderoso, esta batalhadora mulher enfrentará a tudo e todos que ficarem à sua frente, sempre com uma fé religiosa inabalável e a esperança de encontrar o filho.
D.P.A. – O Filme – Os Detetives do Prédio Azul são confrontados com o maior caso de suas vidas: salvar o próprio edifício da destruição. Pippo, Sol e Bento se infiltram na festa de Dona Leocádia, a terrível síndica que é, literalmente, uma bruxa. Lá eles presenciam um crime “mágico”, que condena o Prédio Azul a uma demolição de emergência. Para completar, a única testemunha – o quadro falante da Vó Berta – desaparece, e Dona Leocádia é enfeitiçada para ficar boazinha. Para resolver esse caso, os detetives vão contar com a ajuda do porteiro Severino, que empresta sua Kombi azul novinha para ser a sede de investigação. A aventura fica completa quando Tom, Mila e Capim, fundadores do clubinho original, são trazidos de volta ao Rio de Janeiro para ajudar no caso.