aeroporto de marica
Foto: Paulo Avila
Notícias de Maricá

Com expansão, aeroporto de Maricá prevê triplicar arrecadação e gerar mais empregos na cidade

Compartilhe!

A expansão das operações no Aeroporto de Maricá tem impulsionado positivamente as finanças, promovendo o crescimento econômico local e contribuindo para a geração de empregos e renda. Este ano, com a chegada da Líder e o aumento das atividades da Omni Táxi Aéreo, a arrecadação está projetada para atingir R$ 6 milhões. A expectativa é que, até 2024, esse montante triplique, alcançando R$ 18 milhões.

“Temos trabalhado muito o processamento de passageiros. Tivemos um aumento de 380% em relação ao terceiro trimestre do ano passado”, diz Luiz Eduardo, superintendente de Operações Comerciais da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), responsável pela gestão do aeroporto.

Segundo ele, a projeção para o ano que vem se deve à construção de novos pátios, hangares e postos de abastecimentos de aeronaves. As entregas serão feitas entre o segundo semestre deste ano e o primeiro semestre de 2024.

Quase toda a mão de obra no Aeroporto é composta por residentes de Maricá, com algumas empresas realizando a seleção por meio de seus próprios planos e outras utilizando o Sine, localizado na Rua Carlos Rangel, 51.

“O nosso principal cliente é a Petrobras. Temos, também, duas das três maiores empresas de offshore do mercado, que é a Líder e a Omni Táxi Aéreo. Nós estamos em conversa com a terceira empresa, que até o fim do ano vai estar operando no Aeroporto de Maricá”, diz o superintendente.

“Temos também a Shell, que é a Luz do Oriente, fornecedora de combustível, e a Asa Brasil, uma das novas parceiras que já está se instalando, com sala e também com contratações”, acrescenta.

Os aeroportos de Cabo Frio, Macaé e São Tomé são os principais comparáveis ao Aeroporto de Maricá, todos operando no segmento offshore, transportando passageiros para as plataformas de petróleo da Petrobras. Notavelmente, a tarifa do Aeroporto de Maricá é mais acessível do que a praticada pelos concorrentes.

No que diz respeito aos serviços oferecidos, o aeroporto disponibiliza oportunidades de publicidade no Terminal de Passageiros, salas comerciais, serviços de hangaragem, operações de pouso e decolagem, além de implementar iniciativas como o Programa de Eficiência Logística (PEL), o AutoPark e a Mumbuca Verde. Todas as empresas que prestam serviços para o Aeroporto aderiram a essas práticas sustentáveis, consolidando o compromisso com créditos ambientais.

“Hoje, nós somos um aeroporto jovem, mas com grandes atrativos. Além de tudo, nós temos uma distância pequena até as plataformas: até 200 quilômetros, o que ajuda na economia do combustível da aeronave. Estamos a 70 quilômetros do Aeroporto Santos Dumont e do Galeão, e muito próximo do Rio de Janeiro”, analisa Luiz Eduardo.



Maricá Info: Você bem informado!