Notícias de MaricáVídeos

Maricá: Demanda pelo ‘CadÚnico’ gera filas em unidades do CRAS

Com a inclusão de mais de 50 mil novos beneficiários no Renda Básica de Cidadania (RBC), programa conhecido como Bolsa Mumbuca, que concede o valor de R$230 pago em Moeda Social Mumbuca, Maricá viu suas unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) tomadas por novos e antigos moradores para um serviço necessário para esse benefício: o CadÚnico.


Neste ano, a prefeitura de Maricá incluiu na lei do RBC que apenas moradores cadastrados pelo CadÚnico com renda familiar de até 3 salários mínimos tem direito ao Renda Básica de Cidadania, independente do tempo de moradia.

Porém, com a informação só foi dada em setembro e a Lei só prevê a inclusão de novos beneficiários já inscritos até julho de 2023, moradores promoveram uma corrida pelos postos, que não atende somente para esse tipo de serviço e possuem um efetivo baixo de profissionais, com cada unidade do CRAS tendo uma dinâmica diferente de atendimento.

No CRAS de São José, por exemplo, o atendimento é feito apenas com agendamento mas não há mais agendamento para novembro. Nossa equipe foi informada que o agendamento para dezembro só será feito no dia 30 de novembro.

Já no CRAS Região Ocêanica, que atende os bairros de Ponta Negra, Cordeirinho, entre outros, 30 senhas são distribuídas pela manhã. A alta demanda faz com que os moradores tenham que chegar pela madrugada. Assim ocorro com o CRAS CEU, localizado no bairro Mumbuca. Por lá, moradores relatam ter que chegar 4h da madrugada para conseguir pegar a senha na fila, com atendimento começando às 8h.


Através da assessoria de comunicação a “Prefeitura de Maricá informa que a Secretaria Municipal de Assistência Social registrou aumento de demanda nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) com solicitações de inclusão e atualização de dados no CadÚnico. Cabe destacar que, além da distribuição de senhas, é possível fazer o agendamento do atendimento junto ao CRAS mais próximo da residência do cidadão.”

Confira:

Separar Banners

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo