Notícias de Maricá

Aeroporto de Maricá busca certificação internacional

Para assegurar a qualidade em suas operações, o Aeroporto de Maricá, sob gestão da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), está atualmente em processo de implementação da certificação ISO 9001. Este padrão internacional visa estabelecer requisitos para um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) eficiente.

A condução desse processo certificador está a cargo da AMD Services, uma empresa especializada encarregada das atividades de Operação, Manutenção e Gerenciamento da Segurança Operacional na Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo.

Isaac Nascimento, superintendente de Operações da Codemar, explicou que o processo de certificação SGQ ISO 9001 foi iniciado com o propósito de reconhecer os esforços de inovação e a contínua busca pela melhoria implementados na EPTA do Aeroporto de Maricá.

“Consolidar as práticas da Gestão da Qualidade vai muito além de métodos formalizados para documentar processos, procedimentos e responsabilidades, uma vez que representa a construção de uma nova cultura organizacional. Esperamos alcançar 100% de conformidade”, disse.

Plano de Implantação

Marco Nicolau, diretor executivo da AMD, revelou que o Aeroporto de Maricá será o pioneiro entre as EPTAs da empresa a adotar a ISO 9001.

“Estamos em busca dessa certificação para atender o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), que está em um processo de implementação do Sistema de Gerenciamento de Qualidade com objetivo de diminuir qualquer possibilidade do risco operacional, principalmente na navegação aérea”, afirmou.

Marco destaca que a certificação também está alinhada ao objetivo da Codemar de fornecer um serviço de alto nível para um grupo de usuários que busca excelência.

Valdo Guimarães, da empresa Acutus e encarregado da implementação da ISO 9001 e do SGQ na EPTA do Aeroporto de Maricá, deu início a uma série de visitas ao campo para avaliar a conformidade do aeroporto com os padrões de qualidade exigidos. O desfecho desse processo é esperado em aproximadamente seis meses.

“É muito importante ter essa implantação do Sistema da Garantia da Qualidade porque gera conformidade e padronização, o que facilita a gestão do negócio e proporciona a segurança do serviço. Então, a ISO é uma padronização que garante entregas mais confiáveis”, finalizou Valdo.










Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo