Notícias de Maricá

Itaipuaçu: Moradores cobram pagamento do ‘Auxílio Recomeço’

Os moradores que realizaram o cadastro para receber o ‘Auxílio Recomeço’, que foi liberado pela Prefeitura de Maricá aos moradores de Itaipuaçu que tiveram avarias em seus imóveis durante o temporal do dia 5 de outubro, estão cobrando um posicionamento a respeito do pagamento.

O Auxílio Recomeço é um programa da prefeitura de Maricá que consiste no pagamento de cinco mil Mumbucas às famílias com renda de até três salários mínimo, que foi liberado para uma região específica do distrito de Itaipuaçu, definida pela Defesa Civil.

O ‘Maricá Info’ questionou a prefeitura, que respondeu através da assessoria de comunicação que o “processo ainda está em tramitação. A previsão é que o pagamento dos recursos seja realizado na próxima semana.” Vale destacar que os moradores receberão os valores em Moeda Social Mumbuca, podendo usar dos recursos apenas em Maricá, onde ela é aceita.

O “Auxílio Recomeço” foi utilizado pela primeira vez de forma emergencial para ajudar 3.531 pessoas na reconstrução de residências, aquisições de imóveis e eletrodomésticos perdidos após o temporal que atingiu a cidade em abril de 2022. Na ocasião, a tempestade foi a maior em volume de água já registrada pelos pluviômetros nos últimos dez anos em Maricá.

Sanções em caso de descumprimento de regras

O beneficiário deverá devolver os valores recebidos na hipótese de: constatado o descumprimento das situações previstas; constatado o pagamento do auxílio para duas, ou mais pessoas, da mesma unidade danificada. A ausência de utilização do auxílio no prazo de dois meses, contados de sua disponibilização, gerará o cancelamento automático do auxílio financeiro e devolução do valor correspondente que ainda estiver na conta, independentemente de prévia ou posterior notificação do beneficiário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo