Itaboraí

Itaboraí: Liminar vai impedir circulação dos ônibus tarifa zero ‘laranjinhas’; entenda!

O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, comunicou que uma decisão liminar em segunda instância em um processo movido pela empresa de ônibus Maravilha, determina a suspensão da circulação dos ônibus ‘laranjinhas’ que circulam com tarifa zero no município.

Há um mês, Itaboraí iniciou o serviço de transporte tarifa zero entre bairros da cidade, o que não agradou as empresas de ônibus. Uma delas, a Maravilha, alegou que as linhas disponibilizadas pela prefeitura se sobrepunham as que ela é detentora da concessão.

Segundo o prefeito Marcelo Delaroli, as linhas dos ônibus ‘laranjinhas’ prestam um serviço complementar e não competem com os ônibus da ‘Maravilha’. Ele ainda declarou que esta empresa presta um péssimo serviço. “É revoltante, porque é uma coisa que ajuda a população, que queríamos ampliar para todo mundo, essa empresa que presta um péssimo serviço, uma merda de empresa no município, com ônibus destruído, ônibus acabado, chovendo dentro, acaba de ganhar essa liminar da justiça tirando os nossos ônibus laranjinhas, que vem prestando um grande serviço para nossa população.” Declarou Delaroli, dizendo que vai recorrer da decisão assim que a prefeitura for notificada formalmente.

A tarifa zero em Itaboraí teve como inspiração o serviço implementado em Maricá, que, em 2013, iniciou o transporte municipal em poucas linhas que, também sofreram pressão das empresas de ônibus, chegando também a ser suspensa no ano de 2015. Em 2016 a prefeitura iniciou a cassação da concessão da empresa Costa Leste e ampliou as linhas entre o primeiro (Maricá) e o segundo distrito (Ponta Negra). Somente em 2021 que, com o fim da concessão da Viação Nossa Senhora do Amparo, Maricá assumiu todas as linhas da cidade, levando a entregar parte das linhas para a Amparo mas custeando as passagens e controlando os horários e linhas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo