Mais de 90 estudantes do curso preparatório de Maricá são aprovados na Uerj
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Maricá conquistou um feito notável, alcançando um recorde no número de aprovações dos alunos do Pré-Uerj que participaram do vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Um total de 94 estudantes do curso preparatório, oferecido gratuitamente pela Secretaria de Educação, foram classificados em diversas áreas, como Pedagogia, Direito, Serviço Social, Psicologia, História, Relações Institucionais, entre outras. Esse índice representa a marca mais elevada desde 2018, quando 12 alunos ingressaram na universidade pública, seguido por 21 em 2019, 39 em 2020, 66 em 2021 e 78 em 2022.
Márcio Jardim, o secretário de Educação, expressou sua alegria com o resultado significativo logo no início do ano, parabenizando a equipe pelo excelente desempenho. “Começar o ano com uma notícia dessas só nos motiva a trabalharmos com mais garra e energia para que a educação de Maricá esteja sempre em alto nível. Quero parabenizar toda a equipe por esse trabalho maravilhoso, que dá oportunidade ao ingresso a uma universidade pública”, destacou.
William Campos, coordenador do projeto, compartilhou suas emoções ao comentar sobre os resultados obtidos. “Passamos por um ano difícil, a prova mudou, passou a ser discursiva, e mesmo assim foi um resultado fantástico, com ingresso dos alunos em mais de 30 cursos. Isso dá muita energia para seguir em frente. É um trabalho de formiguinha que só aparece na hora dos resultados”, disse.
Aprovada em 3º lugar no curso de Relações Internacionais, Giovanna Borges Carreiro Carvalho, de 18 anos, decidiu fazer o curso por sonhar em estudar em uma universidade pública. “Minha experiência com o projeto foi a melhor possível, desde o 1° exame de qualificação os professores e coordenadores nos acompanharam, ajudaram e ensinaram. Todo o trabalho foi realizado com excelência e fez total diferença na minha aprovação”, relatou.
Classificada em 10º lugar no curso de medicina, Thamiris de Almeida, de 21 anos, entrou no projeto online por não ter condições financeiras para arcar com um curso pré-vestibular presencial.
“Quando comecei a ver as aulas, fiquei apaixonada pela didática maravilhosa dos professores e pela dedicação incansável de todos os docentes e coordenadores em fazer o projeto acontecer da melhor forma possível para todos. Graças ao curso preparatório eu pude realizar o meu grande sonho de cursar medicina em uma das melhores faculdades do Rio de Janeiro. O Pré-Uerj vale muito a pena!”, avaliou a moradora de São Gonçalo.
Já a aluna Juliana Passos, de 37 anos, que passou em medicina na Uerj de Cabo Frio, na Região dos Lagos, comemorou o resultado após passar por um procedimento cirúrgico no ano passado, que a impossibilitou de fazer a prova do Programa Passaporte Universitário de Maricá. “Estou muito feliz porque no ano passado eu ia fazer a prova do Programa Passaporte Universitário e, no mesmo dia, eu passava por uma cirurgia para resolver um problema de saúde. Ou seja, parecia que no ano passado estava tudo perdido, e neste ano eu consegui passar no auge dos meus 37 anos de idade e seis anos estudando para medicina. Então, se você acha que já não tem mais tempo de sonhar, eu quero te dizer que é só o começo, que você pode tudo o que quiser”, afirmou.
O projeto Pré-Uerj, em vigor desde 2018, está disponível para estudantes de todo o estado do Rio de Janeiro. Este programa, integralmente gratuito, oferece aulas diárias ao vivo pela internet, com atendimento personalizado, suporte psicológico e a realização de simulados. O sucesso alcançado pelo projeto culminou na conquista do Prêmio Paulo Freire pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em 2022, sendo reconhecido como o melhor curso preparatório na modalidade Ensino a Distância (EAD) no estado.
No ano anterior, foram realizadas 21 aulas especiais online, ocorrendo das 15h às 22h, e direcionadas conforme a escolha de carreira de cada aluno, incluindo aulas de redação para todos os 361 estudantes que concluíram o preparatório. Ao todo, foram oferecidas 131 horas de aula ao longo de cinco dias.
Os alunos interessados em cursos como Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Educação Física e Ciências Biológicas participaram de cinco aulas de Química e quatro de Biologia. Por outro lado, nas áreas humanas, que abrangem cursos como Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Filosofia, Pedagogia e Serviço Social, foram ministradas aulas de História Geral e do Brasil, além de Geografia e Português. Os estudantes do programa também tiveram acesso a aulas de Matemática, Inglês e Linguagens.
Todos os grupos foram contemplados com aulas de redação, suporte individualizado por meio de WhatsApp e orientação psicológica particular e gratuita. O curso atendeu a estudantes cotistas e de ampla concorrência de todas as regiões do estado do Rio de Janeiro.