Notícias de MaricáPolítica

Maricá passa de 150 mil eleitores; cidade terá aumento no número de vereadores mas permanece sem segundo turno

Com o crescimento populacional de Maricá, município com maior crescimento demográfico do Estado do Rio de acordo com o último censo do IBGE, há o aumento no eleitorado.

Em 2023, a cidade passou dos 150 mil eleitores de acordo com levantamento feito pelo ‘Maricá Info’ utilizando dados do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

Vale destacar que, apesar de ter registrado, em dezembro de 2023, o quantitativo de 157.858 eleitores, somente 148.966 estão aptos para votar, tendo o restante que possui alguma pendência regularizar sua situação até maio deste ano.

Maior representatividade

Com uma população maior, Maricá aprovou um aumento no número de cadeiras na Câmara Municipal, saltando de 17 para 21 vereadores, número que pode mexer com a atual composição, já que, tanto pelo quantitativo de vagas como pelo aumento do eleitorado, os partidos precisarão de estratégias para conseguir maior número de cadeiras.

Lembrando que o quociente eleitoral para vereadores é a divisão entre os votos válidos de cada eleição pela número de vagas na Câmara Municipal, ou seja, para um partido conseguir eleger um vereador ele precisa somar esse número, que só é possível definir quando se encerra a votação. Isso porque não tem como sabermos o número de comparecimento e de votos nulos de cada eleição.

Maricá segue sem segundo turno

Algo que confunde muitos moradores é essa questão de primeiro e segundo turno. A regra é que, municípios com mais de 200 mil eleitores, vence a eleição para prefeito aquele que obtiver mais da metade dos votos válidos. Porém, como Maricá tem pouco mais de 150 mil, essa regra não é aplicada, vencendo o candidato que tiver maior quantidade dos votos válidos, mesmo que o número não ultrapasse a metade, ou seja, vence quem tem mais votos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo