Maricá: Aulas iniciam nesta terça-feira (05) na rede municipal, mas ainda há alunos sem ser alocados
A menos de um dia do início das aulas na rede municipal de educação em Maricá, previsto para esta terça-feira (05/02), ainda há crianças que não tiveram suas vagas confirmadas nas escolas da rede.
Em um grupo no WhatsApp com cerca de 50 mães e responsáveis, os casos são de falta de atenção e de informações por parte da Secretaria de Educação. Muitas mães foram, inclusive, ao Conselho Tutelar para tentar uma ajuda, já que pela Secretaria de Educação não houve nenhuma posição.
“Eu não consigo nada. Ninguém dá informação concreta, só pedem pra aguardar. Enquanto isso as aulas começam terça-feira (06) e nossas crianças ficam desamparadas.” Comentou Silvana, uma das mães que não conseguiu alocar um de seus filhos.
O Maricá Info cobrou da prefeitura de Maricá um posicionamento sobre o alocamento dessas crianças na rede municipal. Em nota, a prefeitura disse de forma genérica que “vem investindo em ampliação, tecnologia e na qualidade de ensino visando ampliar a oferta de vagas na educação e atender à crescente demandas nas escolas e creches na rede ensino. O município teve um crescimento populacional de 54,87% atingindo a marca de 197.300 habitantes. O número de escolas e creches no município será ampliado em 13%, subindo para 74 unidades na rede de ensino infantil e fundamental. Hoje, o município possui 27 mil alunos inscritos na rede pública municipal. Uma creche no Condado (CEIM Luciana Peixoto de Oliveira Vianna, Tia Lu) foi entregue em setembro de 2023, e na próxima quinta-feira (07/02) será inaugurada mais uma em Itaipuaçu, que será a segunda de um conjunto de oito unidades na educação infantil.
A Secretaria de Educação de Maricá implementou ainda, em 2022, o programa Primeira Infância, que concede bolsas integrais a crianças de 0 a 3 anos inscritas e que ainda não foram contempladas por vagas na pré-matrícula da rede pública municipal. As unidades particulares foram credenciadas e ofertaram mais de 100 vagas. As matrículas são efetuadas online pelo Sistema Matrícula Inteligente no site: http://ecidadeonline.marica.
Enquanto ninguém dá uma posição clara sobre estas crianças sem vagas confirmadas, as mães seguem em busca de uma ajuda de alguém que possa resolver a situação na rede municipal de ensino de Maricá.