marica
Notícias de Maricá

Maricá inicia vistoria anual de veículos

Compartilhe!

A Secretaria de Transportes da Prefeitura de Maricá está conduzindo, entre 13 de maio e 20 de setembro, o processo de vistoria obrigatória dos permissionários e autorizatários que operam táxis, mototáxis, transporte escolar, ônibus e transporte complementar de passageiros na cidade. Essa inspeção anual tem o propósito de garantir a segurança dos veículos, verificando itens como extintor de incêndio, pneus, faróis, lanternas, buzina, cinto de segurança e a condição geral dos automóveis.

O secretário de Transportes, Douglas Paiva, explicou a razão por trás dessas vistorias e a importância de manter os veículos regularizados:

“O início das vistorias e renovações das permissões faz com que a Secretaria tenha a garantia de utilização de veículos seguros condutores competentes para prestação do serviço”, disse o secretário.

O calendário de vistorias para o ano de 2024 foi divulgado no Jornal Oficial de Maricá (JOM) número 1562, estabelecendo as seguintes datas: mototáxis de 13 a 24 de maio; táxis de 3 de junho a 5 de julho; transporte escolar de 15 a 26 de julho; ônibus de 5 a 30 de agosto; e vans de 9 a 20 de setembro.

Procedimentos:

Para iniciar o processo de renovação da licença, os permissionários devem comparecer ao protocolo dos Serviços Integrados Municipais (SIM) do Centro, das 8h às 17h, apresentando cópias dos documentos do veículo e do proprietário. Após 72 horas da abertura do processo e sem pendências documentais, os contribuintes podem agendar a vistoria de seus veículos na Secretaria de Transportes ou no prédio do SIM, onde o processo foi iniciado.

As vistorias serão realizadas entre 9h e 17h, no Centro de Inspeção Veicular (Flamengo), e podem ser conduzidas pelos auxiliares autorizados, desde que legalmente habilitados e vinculados aos veículos em questão. Após a aprovação do fiscal, o selo de vistoria será aplicado no para-brisa central. Os permissionários que forem reprovados serão notificados e terão um prazo de dez dias para resolver as pendências identificadas.

Maricá Info: Você bem informado!