EventosEventosNotícias de Maricá

Maricá: MC Owera se apresentará na aldeia guarani da Restinga; confira atrações

Evento terá como tema “Cultura e Sustentabilidade” e entre as atrações confirmadas estão Owera, Kaê Guajajara, Amarildo Karay, Reinaldo Gore, Coral da Aldeia Mata Verde Bonita e uma competição de esportes indígenas

Contemplada no Programa Municipal de Arte e Cultura (Proac), Lei Municipal 3.113 de 20/032022, a festa na Aldeia Mata Verde Bonita (Tekoa ka’ aguy hovy Porã), um dos eventos mais aguardados do ano em Maricá, acontecerá entre os dias 19 e 21 de abril, semana em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas. Objetivando promover a conscientização e a preservação ambiental, esse ano a festa terá um público reduzido para duas mil pessoas, decisão tomada pela  cacique Jurema Nunes, que levou em consideração a preocupação com o impacto ambiental que  poderia  ser causado  por um número maior de pessoas na região. Com a diminuição da quantidade de participantes, será possível minimizar a geração de resíduos, o consumo de recursos naturais e a emissão de poluentes, contribuindo assim para a preservação da Mata Verde Bonita e de seu ecossistema.

Com o tema Cultura e Sustentabilidade, o evento contará com diversas atrações, dentre as quais destacamos: Owera, Kaê Guajajara, Moleques da Pisadinha, Ronaldo Valentin, Coral da Aldeia Mata Verde Bonita, detentor do primeiro lugar nacional do Edital de Música da Funart, além de uma competição de esportes indígenas e um torneio de futebol. Dentre os artistas convidados, ainda não confirmados, está Gabriel Pensador. A lista completa dos artistas e a relação dos shows serão divulgados no próximo dia 19. A produção informou que serão distribuídos gratuitamente dois mil ingressos por dia e estarão disponíveis a partir do dia 20 de março em uma plataforma, ainda não divulgada.

 Sustentabilidade

Vale ressaltar, que a Aldeia Mata Verde Bonita tem se destacado pelo seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental, promovendo ações e eventos que visam sensibilizar a população para a importância da conservação da natureza. A redução do público na festa da aldeia é mais uma iniciativa nesse sentido, demonstrando a preocupação da comunidade indígena em conciliar o entretenimento e a diversão com a proteção do meio ambiente. Um tema cada vez mais relevante nos dias de hoje, diante dos desafios e das ameaças que o planeta enfrenta. A preservação dos recursos naturais, a redução da emissão de gases de efeito estufa e o combate ao desmatamento são questões urgentes que exigem ações concretas e efetivas por parte de todos.

“A redução do público também visa proporcionar uma experiência mais sustentável e tranquila para os visitantes, que poderão desfrutar da festa de forma mais consciente e responsável. Com menos pessoas no local, será possível evitar aglomerações, garantir a segurança de todos os presentes e preservar a paz e a harmonia do ambiente”, analisou a cacique Jurema.

OWERA

Guiado pela força do movimento do RAP Nativo o artista Guarani-Mbyá segue a sua jornada se apresentando de norte a sul no Brasil, como no Festival Brasil É Terra Indígena (BSB), fiiS Brasil festival (SP), Memorial de Curitiba, SESC Bauru, etc. E também fora do país, já esteve na ONU (NY) se apresentando com Alok e no Central Park (NY) com BaianaSystem.

Com apenas 22 anos, Owerá coleciona parcerias com artistas como Brô MC´s, Criolo, Tropkillaz, Célia Xakriabá, Djuena Tikuna, Alok e Edgar. Vale lembrar que se apresentou ao lado de Caetano Veloso no especial 2022, da HBOMax e também no Prêmio Sim à Igualdade Racial com transmissão pela Rede Globo.

Tribo Guarani e Resort MARAEY

Desde 2013, quando chegaram na Restinga de Maricá a convite do então prefeito Washington Quaquá (PT), os índios guaranis Mbya vivem sob uma instabilidade devido ao projeto do MARAEY, complexo turístico e imobiliário que iniciou as obras em abril de 2023 mas que foi impedido pela justiça de continuar com as intervenções de infraestrutura na área da Restinga de Maricá.

O projeto não prevê uma área destinada aos guaranis, já que a empresa detentora da área, a IDB Brasil, comprou o terreno antes mesmo de qualquer ocupação na região, contemplando apenas as casas da comunidade pesqueira de Zacarias.

Os guaranis da Aldeia Mata Verde Bonita buscam a demarcação das terras que atualmente ocupam para garantir a estabilidade, mesmo sem nenhum apoio político para isso.

Restinga de Marica Aldeia Indigena Mata Verde Bonita
Aldeia Mata Verde Bonita, na Restinga de Maricá. (foto: João Henrique / Maricá Info)

ERRATA: Gabriel O Pensador ainda não está confirmado em evento que acontecerá na Restinga de Maricá

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo