Esportes

Alguns fatos interessantes sobre os Jogos Olímpicos de Paris 2024

À medida que prossegue a contagem decrescente para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de verão de Paris 2024, as atenções do mundo concentram-se na emblemática capital francesa, onde a história, a cultura e o esporte irão convergir num espetáculo sem precedentes. A poucos meses da Cerimônia de Abertura, a expectativa continua a crescer entre atletas, espectadores e turistas.

A Cidade Luz prepara-se para acolher um dos eventos mundiais mais aguardados da década. Das margens do Sena às grandes avenidas, Paris será transformada para acolher milhões de visitantes de todo o mundo numa celebração do esporte, da diversidade e da unidade. Os Jogos Olímpicos de Verão de 2024 estão programados de 26 de julho a 11 de agosto, os preparativos para o evento estão em curso há anos e este ano vamos finalmente testemunhar as ambiciosas iniciativas postas em prática para garantir o sucesso do evento.

Com um enfoque na acessibilidade e na inclusão, Paris está a estabelecer novos padrões para acolher grandes eventos internacionais, com a sustentabilidade e o desenvolvimento na vanguarda.

A primeira cerimônia de abertura a não se realizar num estádio

Desafiando a tradição, Paris 2024 está preparada para apresentar uma Cerimônia de Abertura que ficará, sem dúvida, na história como um dos momentos mais memoráveis dos eventos olímpicos. Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos de verão, a Cerimônia de Abertura será liberta dos limites de um estádio. Em vez disso, Paris 2024 transformará a paisagem urbana num grande estádio, com o rio Sena como palco principal.

O desfile dos atletas descerá o Sena, convidando o mundo a testemunhar os Jogos sob uma luz totalmente nova. Cada delegação nacional estará representada a bordo de barcos equipados com câmaras, que seguirão o percurso dos atletas pelo coração de Paris. De leste a oeste, o desfile passará por locais históricos e emblemáticos como a Praça da Concórdia e o Grand Palais, antes de culminar num grand finale no Trocadéro.

Os Jogos terão lugar em locais históricos emblemáticos

Paris 2024 levará os Jogos a todos os cantos da cidade. Com 80% dos locais de competição localizados num raio de 10 km da Aldeia Olímpica e Paralímpica, esta edição foi desenvolvida sob a promessa de acessibilidade e conveniência para atletas, espectadores e visitantes.

No verdadeiro epicentro do projeto está a Aldeia Olímpica e Paraolímpica, estrategicamente localizada a apenas 7 km a norte do centro de Paris e a menos de 2 km do emblemático Stade de France. Os locais de competição estão distribuídos por duas áreas principais, ligadas pelo rio Sena. No coração de Paris, locais como o Grand Palais, a Esplanada dos Inválidos e o Campo de Marte serão transformados em recintos desportivos, exaltando simultaneamente o patrimônio e a importância cultural da cidade na cena mundial.

O seu percurso de maratona presta homenagem à época da Revolução Francesa.

O percurso da maratona olímpica essencial, meticulosamente planejado e confirmado para os Jogos, segue os passos da história, ecoando o espírito dos triunfos e das lutas do passado. Em 11 de agosto de 2024, a maratona feminina será o centro das atenções, atravessando as ruas de Paris e de nove outros distritos da Ilha de França. 

A maratona é uma clara homenagem à Marcha das Mulheres sobre Versalhes, um momento crucial da Revolução Francesa que teve lugar a 5 de outubro de 1789. Ao longo do percurso, os atletas passarão por alguns dos monumentos e parques mais famosos de Paris. Dos Campos Elísios à grandiosidade histórica da Place de la Concorde, o percurso da maratona conta uma história, ligando o passado e o presente por manifestações culturais como o esporte.

Já sabe os dados diferenciais desta nova edição dos jogos olímpicos de verão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo