Notícias de Maricá

Após contaminação, fornecimento de água segue suspenso em dois distritos de Maricá e sem previsão de retorno

A operação do Sistema Imunana-Laranjal permanece suspensa nesta quinta-feira (04), sem previsão de retomada até o momento. A Cedae, responsável pela operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal em São Gonçalo, interrompeu suas atividades após detectar uma alteração na qualidade da água bruta no local de captação, onde testes indicaram a presença de tolueno. Esta paralisação afeta aproximadamente 2 milhões de pessoas, pois o sistema fornece água para Niterói, São Gonçalo, Itaboraí (água bruta), Maricá (distritos de Inoã e Itaipuaçu) e Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. As autoridades policiais estão investigando o incidente.

O serviço foi interrompido assim que a substância foi identificada na água. Segundo Daniel Okumura, diretor de saneamento e grandes operações da Cedae, a origem do despejo de tolueno ainda não foi determinada. O tolueno é uma substância utilizada em várias indústrias.

“Normalmente quando nós detectamos alguma alteração na qualidade da água que chega na estação, imediatamente nós acionamos o nosso plano de contingência que diz para nós paralisarmos a estação. Uma vez paralisado, nós fazemos a coleta, enviamos para os nossos laboratórios que fazem a análise. Uma vez analisado, detectamos esse composto orgânico que é o tolueno em concentrações elevadas e assim nós começamos a monitorar esse composto e acionamos os órgãos que são responsáveis para fiscalizar, que são o Inea e a Delegacia de Polícia de Meio Ambiente”, disse Okumura

Os órgãos competentes já foram acionados para investigar a fonte do despejo da substância. Além do acompanhamento pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) também está envolvida na apuração. Em nota, a Polícia Civil afirmou que uma equipe foi enviada ao local de captação de água para obter informações e que a investigação está em andamento.

“Até o momento, não há suspeitas específicas, apenas a presença de tolueno na água. Os órgãos responsáveis estão em campo para identificar as possíveis fontes dessa substância”, disse Okumura.

Não há previsão para a retomada do abastecimento de água, segundo o diretor da Cedae. A empresa continua monitorando a qualidade da água do Canal de Imunana, que capta água dos rios Guapiaçu e Macacu.

“Desde ontem, durante a madrugada toda, nós viemos monitorando os parâmetros e assim que tivermos segurança para fornecer essa água para a população, assim estaremos fazendo. E é importante que a população não acredite em fake news.”, concluiu Okumora.

Atenção ao uso consciente da água

A operação foi interrompida às 5h59 de quarta-feira. Como resultado, as concessionárias Águas de Niterói e Águas do Rio, responsáveis pela distribuição de água em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá (distritos de Inoã e Itaipuaçu) e Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, pedem que a população economize água.

A Águas de Niterói informa que o abastecimento da cidade permanece suspenso e sem previsão de retorno. “A concessionária continua monitorando a situação e solicita que os clientes economizem água até que o abastecimento seja normalizado”, diz um trecho do comunicado. Carros-pipa estão abastecendo locais que prestam serviços essenciais.

A Águas do Rio, também por meio de nota, confirma que o abastecimento de água para os municípios atendidos permanece suspenso e sem previsão de retorno no momento. Em relação aos caminhões-pipa, é dada prioridade ao atendimento de serviços essenciais, como hospitais, clínicas, creches e escolas. A empresa orienta a população a fazer uso consciente da água, evitando atividades que demandem alto consumo.






Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo