Maricá ultrapassa 160 mil eleitores aptos, 54% do eleitorado é feminino
O município de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, vem registrando um aumento no número de eleitores ano após ano. Desde a pandemia, o número disparou, já que a cidade também viu sua população crescer devido às políticas públicas voltadas para o social.
Hoje, em abril de 2024, a cidade possui mais de 162 mil eleitores, número que no ano de 2014, por exemplo, não chegava aos 100 mil de acordo com dados compilados pelo ‘Maricá Info’ no dia 24/04. Com o passar dos anos e a implementação de políticas como o transporte tarifa zero (a partir de 2014); Moeda Mumbuca (2013) e do Passaporte Universitário (2019); a cidade vivenciou um crescimento avançado na sua população, principalmente após a pandemia, período que muitas cidades vivenciaram um esvaziamento devido às mudanças no mercado de trabalho.
O eleitorado da cidade cresce uma média de 10% por ano, número muito superior aos municípios vizinhos. Itaboraí, por exemplo, tem 177 mil eleitores, mas em 2014 já tinha o total de 165 mil, um crescimento de apenas 7% em uma década enquanto Maricá teve um acréscimo de 74%. Saquarema, outra cidade vizinha, tinha há uma década 61 mil eleitores enquanto hoje, em 2024, possui 82 mil, número 34% maior.
Eleitorado feminino
De acordo com os dados levantados pelo ‘Maricá Info‘, o eleitorado feminino representa a maior fatia de quem elege os representantes. São 54% dos votos, o que representa, atualmente 87 mil eleitoras. Vale destacar que, na Câmara de Vereadores de Maricá, dos 17 atuais parlamentares não há sequer uma mulher.
A Casa de Leis, que já teve mulheres com grande representatividade como Romilda Nunes, a Linda, hoje carece de representatividade feminina.
Maricá terá mutirão para regularização de título de eleitor, confira datas e locais