Itaipuaçu: Mutirão para regularização de título de eleitor distribui senhas e gera enorme fila
Logo nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (02/05), uma imensa fila de moradores em busca dos serviços do TRE-RJ no atendimento itinerante se formou. Segundo os presentes, apenas 300 senhas foram distribuídas, o que causou indignação de quem chegou após o horário em que as senhas já haviam terminado.
O mutirão segue nesta sexta-feira (03/05) na lona cultural Beth Carvalho, localizada na altura da praça dos Gaviões, em Itaipuaçu. Quem necessita de atendimento deve chegar cedo para a distribuição de senhas, que tem previsão de início às 9h e segue até 16h.
Já nos dias 6, 7 e 8 de maio (de segunda a quarta-feira), o atendimento será feito nas dependências do Esporte Clube Maricá, localizado na Rua Álvares de Castro 172, em Eldorado. As ações acontecem das 9h às 16h. Vale lembrar que os eleitores devem regularizar os títulos até o dia 8 de maio para votar nas eleições deste ano.
Serviços fornecidos pelos órgãos
Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – coleta dos dados biométricos, primeira via do título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral, atualização de dados cadastrais e mudança de local de votação. Na hora do atendimento, basta apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Uma equipe da Receita Federal também estará presente para regularizar ou emitir CPF, para crianças e adultos.
Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) – Reconhecimento de paternidade, registro tardio, dar entrada em divórcios e guarda de menores, fazer pedidos de pensão alimentícia, assim como obter orientações jurídicas em geral.
INSS – Demandas previdenciárias diversas e orientações quanto aos procedimentos para requisição de aposentadorias por idade, por tempo de contribuição, por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão, pensão por morte e BPC-Loas.
Caixa Econômica Federal – Procedimentos necessários para saque do FGTS, PIS, benefícios do abono salarial, seguro-desemprego, bolsa família e auxílio Pé-de-Meia, assim como sobre os critérios de elegibilidade para fazer jus aos auxílios. Haverá também orientações para acessos pelo celular aos aplicativos da Caixa. Para pendências e registros no CadUnico haverá funcionários dos CRAS.
Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Secretaria de Saúde – Todos os dias serão oferecidos imunizações e exames. Serão as seguintes vacinas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Bivalente e DT (difteria e tétano adulto). Quanto aos testes, serão realizados detecção de HIV, hepatites e hanseníase.
Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) – Estará presente para fazer o acompanhamento aos atendimentos às duas aldeias indígenas de Guaranis Mbyas localizadas no Município.