Marica sol ensolarada regiao central lagoa ao fundo
Vista aérea da região central de Maricá. (foto: João Henrique / Maricá Info)
Notícias de Maricá

É caro morar em Maricá? Custo de vida vem aumentando nos últimos anos

Compartilhe!

A cidade que mais cresceu na última década no Estado do Rio, impulsionada pelas políticas públicas como transporte tarifa zero; Renda Básica de Cidadania (RBC); Passaporte Universitário, entre outras, também é a cidade que viu seu custo de vida aumentar.

Moradia

A começar pela moradia, morar em Maricá tende a ser bem mais caro do que em cidades vizinhas como Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. Bairros próximos à região central e próximo ao litoral costumam a ter os valores mais altos. Um levantamento feito pelo Maricá Info em maio de 2024 nas principais imobiliárias da cidade, mostra que os valores de aluguéis variam entre R$ 1.200 para apartamento de 1 quarto a uma média de R$2 mil para casas com dois quartos e quintal.

Educação

A cidade dispõe de uma ampla rede pública de ensino, tendo construído diversas creches que vem sendo entregues durante o ano de 2024, ampliando a capacidade de atendimento.

Saúde

O município de Maricá tem uma área em que seus moradores sentem que ainda não funciona como deveria pelo volume de recursos da cidade: a saúde. São três unidades de saúde que atendem de forma emergencial (Hospital Conde Modesto Leal; no Centro, Posto Santa Rita 24h em Itaipuaçu e a UPA de Inoã); porém, a rede de atenção básica ainda carece de profissionalismo, já que moradores ficam meses para conseguir efetuar exames e conseguir o resultado, mostrando a morosidade em algo tão vital.

Do outro lado, a rede particular possui apenas clínicas para consultas e realização de exames, não tendo nenhuma unidade para atendimento de urgência/emergência e pronto atendimento.

Comércio/Serviços

Algo que é considerado complicado em Maricá é a relação de consumo de bens e serviços. Há uma inflação paralela devido aos benefícios que a cidade oferece, como o Renda Básica de Cidadania (Bolsa Mumbuca) que possui mais de 90 mil beneficiários, além do PPT; Auxílio Cuidar, entre outros. Nos dias de pagamentos dos maiores benefícios, como o Bolsa Mumbuca, os comércios costumam praticar mudança de preços, algo que é proibido pela política do banco que gerencia a moeda social de Maricá mas que não possui fiscalização contra esse tipo de prática.

Maricá Info: Você bem informado!