“Por uma teatralidade física” promete transformar Maricá em um polo de artes performativas; entenda!
Itaipuaçu será o cenário de uma iniciativa artística inédita: a oficina “Por uma teatralidade física”. Ministrada pelos diretores Angelo Faria Turci e Rodrigo Patriota a imersão é direcionada a profissionais, amadores e interessados nas Artes do Teatro, da Performance, do Corpo e do Circo, a oficina terá duração total de 60 horas, distribuídas em sessões de 5 horas diárias aos sábados, ao longo de três meses, de julho a setembro de 2024.
Com o objetivo de explorar a relação entre corpo e personagem, a oficina abordará como o ator pode utilizar seu corpo para revelar as camadas emocionais e a personalidade de seus personagens, provocando sensações no público. Este processo será enriquecido por técnicas e práticas de renomados pesquisadores e grupos teatrais, incluindo Josette Féral, o Natya indiano e técnicas corporais de expressividade cênica. Além disso, influências de mestres como Jerzy Grotowski, Eugênio Barba, Dimitris Papaioannou, Piret & Béziers estarão presentes nas práticas.
A oficina é destinada a pessoas maiores de 16 anos de idade e contará com aproximadamente 30 participantes no núcleo fixo, 20 ouvintes e 20 vagas para participantes eventuais, totalizando 70 beneficiados diretamente. Além das aulas, o projeto prevê apresentações de resultados em espaço público, uma vez por mês, com uma audiência estimada em cerca de 200 pessoas. Para fomentar ainda mais o debate e a reflexão, serão realizadas mesas redondas com convidados uma vez por mês, abordando as técnicas utilizadas e os desafios do teatro performativo.
Com acessibilidade garantida em todas as ações do projeto, a oficina visa não apenas formar artistas mais completos, mas também aproximar a comunidade do universo teatral, proporcionando uma experiência sensorial rica e transformadora tanto para os participantes quanto para o público. O Theatrum produz seus espetáculos através de seus laboratórios sendo esta uma oportunidade única de fazer parte do elenco do coletivo.
Ao valorizar o ator como um veículo de identificação imediata do espectador, o projeto busca ir além da estética cênica, promovendo uma imersão profunda nas emoções e nas angústias dos personagens representados. “Por uma teatralidade física” promete ser um marco na formação artística em Maricá, contribuindo para o fortalecimento da cultura local e a ampliação dos horizontes dos participantes e espectadores.
SERVIÇO
Onde – Itaipuaçu/Maricá
Valor – Gratuito
Horários: Sábados das 9h/14h
Período – de 13/07 a 29/09
Faixa etária – Maiores de 16a
Inscrições – https://forms.gle/2ay7DgCxqtFWwfbw7
Oficina acessível
Não é necessária experiência anterior
Contato – @theatrum.m