Ciclone extratropical vai atingir a costa do Brasil? Entenda!
Na manhã desta quinta-feira (24), um ciclone extratropical se formou entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, segundo informações do Climatempo. A formação do fenômeno climático alerta para a possibilidade de ventos intensos e temporais que devem atingir principalmente as regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Embora o ciclone esteja se deslocando em direção ao alto-mar, com previsão de afastamento nesta sexta-feira (25), seus efeitos serão sentidos de forma intensa em áreas costeiras e algumas cidades do interior dessas regiões. Especialistas alertam para ventos que podem variar entre 70 e 90 km/h, com possibilidade de rajadas mais fortes que podem chegar a 100 km/h.
Além dos ventos, o ciclone pode causar pancadas de chuva intensa, principalmente em áreas litorâneas. Esses temporais, porém, não devem alcançar o interior do continente, que está fora da rota de atuação direta do ciclone.
Os meteorologistas recomendam que a população do Sul e Sudeste esteja atenta às atualizações climáticas e às orientações das autoridades locais. A expectativa é de que o sistema se afaste gradativamente ao longo desta sexta-feira, reduzindo o risco de eventos climáticos adversos para o fim de semana.