Maricá: Quaquá anuncia construção de novo Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT)
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, anunciou nesta quinta-feira (16) a criação de um novo Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) no bairro Mumbuca, localizado na Rodovia Amaral Peixoto. O projeto tem como objetivo atender alunos a partir dos 6 anos em regime de tempo integral, reforçando o compromisso da gestão municipal com a transformação educacional e o desenvolvimento integral das crianças da região.
O novo CEPT será equipado com uma infraestrutura de ponta, planejada para atender às demandas da educação moderna. Entre os espaços planejados estão:
- Salas de aula equipadas com tecnologia avançada;
- Laboratórios de ciências (física, química e biologia);
- Ginásio esportivo e centro olímpico;
- Estúdios de dança, música e artes;
- Academia de ginástica e brinquedoteca;
- Biblioteca e horta comunitária;
- Salas de jogos e espaço lúdico-pedagógico.
Segundo Quaquá, o terreno para o campus será adquirido por meio de desapropriação, transformando o espaço existente em um centro de ensino de excelência.
“A unidade do CEPT será construída em um terreno estratégico, que será adquirido por meio de um processo de desapropriação. A área, que atualmente abriga uma edificação, será transformada em um espaço dedicado ao ensino de excelência, equipado para atender às demandas educacionais da nossa comunidade; isso inclui minha filha Helena, de 4 anos. Essa iniciativa reflete o compromisso da gestão municipal em priorizar a educação e garantir que os recursos sejam destinados a projetos que promovam impacto social duradouro e igualitário”, afirmou o prefeito.
Durante o anúncio, Quaquá destacou que o CEPT será um divisor de águas para Maricá. Além disso, o prefeito revelou que pretende negociar com o Governo do Estado para incluir equipamentos destinados ao ensino médio.
“Este novo CEPT será um divisor de águas na nossa cidade, oferecendo às crianças um ambiente de aprendizado que estimule o pensamento crítico, a inovação e a cidadania. Estamos construindo o futuro de Maricá. Negociaremos com o Governo do Estado a inclusão de equipamentos de ensino médio. Os prédios das atuais escolas serão reutilizados em outras funções educacionais”, disse.
Márcio Jardim, secretário de Educação, celebrou o projeto como parte de uma plataforma ousada para o município.
“A construção de mais um CEPT no município mostra a ousada plataforma educacional do governo Quaquá, que visa aumentar substancialmente nossa rede física, além de ofertar a educação em tempo integral”, destacou.
Além de oferecer educação de qualidade, o CEPT será um polo de atividades extracurriculares, integrando cultura, esporte e tecnologia em um único espaço.