Notícias de Maricá

Maricá lança universidade do Carnaval nesta sexta-feira (17); saiba mais!

Nesta sexta-feira (17/01), a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, apresentará dois novos e inovadores projetos culturais: a Universidade Livre do Carnaval (Ulcamar) e a Rede Brasileira de Estudos do Carnaval (Rebeca). O lançamento acontecerá às 16h no Cine Henfil, no Centro, e contará com a presença de representantes das escolas de samba União de Maricá e Estação Primeira de Mangueira, do grupo afro Ilê Ayê e do sambista Rafael Caçula.

A Ulcamar será pioneira ao fomentar a economia criativa do carnaval por meio de estudos e programas de capacitação profissional especializados no setor. Com essa iniciativa, será possível identificar as demandas específicas da cadeia produtiva carnavalesca e desenvolver cursos profissionalizantes que atendam a essas necessidades.

Já a Rebeca propõe a criação de uma rede científica multidisciplinar, promovendo pesquisa, ensino e qualificação profissional relacionados ao carnaval. O objetivo é consolidar Maricá como um polo de inovação cultural e científica voltado para um dos maiores patrimônios culturais do Brasil.

O secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, Sady Bianchin, destacou que a Ulcamar oferecerá cursos técnicos, livres e de pós-graduação lato sensu, organizados em três módulos: consultoria, gestão e produção de carnaval. Além disso, a Rebeca estabelecerá parcerias com outras instituições de ensino e pesquisa que atuam no estudo do carnaval.

“Quando falamos em carnaval, não é somente sobre o samba, mas também sobre agremiações como os blocos afro de Salvador, do maracatu de Pernambuco e do Bumba Meu Boi, por exemplo. Nossa proximidade com as escolas de samba nos faz nos voltar à produção de carnaval, que envolve mais de 60 profissões diferentes. A Ulcamar quer abranger todas elas. Será a primeira instituição do mundo a estimular a economia criativa do carnaval, pois é nesse tipo de economia que acreditamos e queremos para o futuro de Maricá”, projeta Sady.

A implementação da Ulcamar conta com o apoio instituições, como o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), o Instituto Brasil Social (IBS), além das escolas de samba União de Maricá e Estação Primeira de Mangueira e da Universidade Federal do Recôncavo Baiano.

Separar Banners

Relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo