Notícias de Maricá

Projeto de poesia slam chega a escola de Maricá e promove transformação pela arte

A arte como transformação social e educacional. Essa é a proposta do Poéticas na Escola – Slam, que chega à sua terceira edição levando poesia e cultura para estudantes da rede municipal do Rio de Janeiro. O projeto, realizado pela Alkebulan Arte e Cultura, pretende impactar diretamente mais de 2.500 jovens ao longo do mês de abril, com oficinas e apresentações em seis unidades de ensino.

A primeira atividade acontece nesta quinta-feira, 3 de abril, na Escola Municipal Professora Myrthes Wenzel, em Pedra de Guaratiba. Durante o mês, o projeto também passará por escolas em Maricá, Sepetiba, Itaguaí, Guadalupe e Coelho Neto. A programação inclui oficinas de escrita criativa e performances de poesia slam, conduzidas por artistas experientes.

Para Fellipe Calarco, coordenador do projeto, a iniciativa busca estimular a criatividade dos alunos e reforçar a arte como elemento essencial na educação.

“Chegamos à nossa 3ª edição com grande alegria por poder expandir o projeto para outros territórios periféricos do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana. Desta vez, atenderemos seis escolas públicas, impactando diretamente mais de 2.500 estudantes. Esse é um passo essencial para fortalecer as periferias e valorizar a arte e a educação nas escolas públicas”, afirma Fellipe Calarco, coordenador do projeto.

“Ao longo das edições, temos reafirmado nosso compromisso com a arte, a educação e o fortalecimento das periferias. Expandir o projeto para novos territórios nos permite alcançar ainda mais estudantes, oferecendo experiências transformadoras por meio da cultura. Acreditamos que cada escola impactada é um passo a mais na construção de um futuro onde a arte seja acessível a todos”, completa Calarco.

Já para DG, instrutor do projeto, o apoio do poder público é fundamental para que a arte continue chegando a mais estudantes.

“Receber o patrocínio da Prefeitura do Rio e da Secretaria Especial de Integração Metropolitana, por meio do edital Integra Rio, reafirma o compromisso da Alkebulan com a democratização do acesso à arte e à cultura em escolas públicas das periferias. Esta edição é ainda mais especial, pois nos permite fortalecer e expandir as conexões entre as atividades culturais que desenvolvemos na capital e os municípios vizinhos”, conclui DG.

Agenda das apresentações

  • 3 de abril – Escola Municipal Professora Myrthes Wenzel (Pedra de Guaratiba)

  • 9 de abril – Escola Municipal Ginásio Emilinha Borba (Sepetiba)

  • 11 de abril – Escola Municipal Monte Castelo (Coelho Neto)

  • 15 de abril – Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra (Maricá)

  • 16 de abril – Praça CEU (Itaguaí)

  • 30 de abril – Escola Municipal Emílio Carlos (Guadalupe)

A poesia slam, com sua oralidade marcante e forte carga performática, tem ganhado espaço entre os jovens como uma forma de expressão e reflexão. O Poéticas na Escola busca proporcionar essa experiência, incentivando os alunos a desenvolverem sua criatividade e compartilharem suas histórias.

A iniciativa é realizada pela Alkebulan Arte e Cultura e conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Secretaria Especial de Integração Metropolitana, através do edital Integra Rio.

Separar Banners

Relacionados

Botão Voltar ao topo