Notícias de Maricá

Maricá é o segundo município do estado com mais quedas de balões na rede elétrica, diz Enel

A prática criminosa de soltar balões voltou a preocupar autoridades e moradores de Maricá. Segundo dados divulgados pela Enel Distribuição Rio, as ocorrências de balões caindo na rede elétrica cresceram 112,5% nos primeiros quatro meses de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado.

De janeiro a abril, foram registrados 17 casos nos 66 municípios atendidos pela concessionária — o que já representa 41% de todas as ocorrências de 2024. O impacto também foi maior no fornecimento de energia elétrica: o número de clientes afetados por interrupções subiu 22%.

Maricá aparece como o segundo município com mais casos de queda de balões, atrás apenas de São Gonçalo. Na sequência estão Niterói, Petrópolis e Teresópolis. O aumento das ocorrências acende um alerta, especialmente neste período de festas juninas, quando a soltura de balões se intensifica.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, em 2024 foram registrados 234 acionamentos relacionados à queda de balões em todo o estado, sendo 56 apenas entre junho e agosto — período crítico de incêndios em vegetação. A prática é crime ambiental previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) e pode resultar em prisão e multa.

Para evitar acidentes, o Corpo de Bombeiros reforça algumas orientações: fogueiras devem ser montadas em locais abertos, longe de imóveis, postes, redes elétricas e vegetação, sem o uso de líquidos inflamáveis. Já os fogos de artifício devem ser manuseados por pessoas capacitadas e em locais seguros. A corporação também alerta para o risco de instalações elétricas improvisadas em barracas, que podem provocar curtos-circuitos e incêndios.

Denuncie crimes ambientais
A população pode ajudar a combater a prática criminosa de soltar balões e outros crimes ambientais. Em Maricá, denúncias podem ser feitas de forma anônima e segura através do Linha Verde (0300 253 1177 — ligação com custo local), serviço específico do Disque Denúncia para crimes ambientais. Outras opções são:

Em casos de emergência, o cidadão deve ligar para o 190 (Polícia Militar). Para denúncias mais detalhadas, também é possível acionar:

  • Comando de Polícia Ambiental (CPAm): (21) 2649-5603

  • 6ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) em Maricá: (21) 2638-3690

Relacionados

Botão Voltar ao topo