Parceria entre Maricá e Governo Federal quer reduzir filas na saúde especializada
Maricá recebeu no sábado (19/07) a visita do diretor do programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, Rodrigo Oliveira. O encontro teve como foco discutir formas de ampliar e agilizar o acesso da população a consultas e exames especializados na cidade, reduzindo filas e o tempo de espera.
O programa, criado pelo Ministério da Saúde, pretende aplicar nos municípios estratégias modernas e efetivas para desafogar a demanda reprimida por especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS). Em Maricá, a ideia é reforçar essa parceria, segundo o governo municipal.
Rodrigo Oliveira percorreu diversas unidades da saúde da cidade, como os hospitais municipais Conde Modesto Leal (no Centro) e Dr. Ernesto Che Guevara (em São José do Imbassaí), além da base do Samu, do Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT) e da Unidade de Saúde da Família Elenir Umbelino de Mello, no Flamengo.
Acompanhado do secretário de Saúde de Maricá, Marcelo Velho, e do subsecretário de Atenção Especializada, André Nahoum, Rodrigo elogiou a atuação da cidade e destacou a sintonia com a política do governo federal.
“Percebemos na visita que temos muita sinergia com Maricá. O governo do presidente Lula e a gestão do prefeito Washington Quaquá avançam no mesmo sentido, ampliando o cuidado em saúde e reduzindo a espera da população. Estou muito feliz em verificar o trabalho já desenvolvido em Maricá durante esses meses e saio daqui com a certeza que, em breve, o ministro Alexandre Padilha irá anunciar várias novidades para a cidade”, afirmou.
O secretário Marcelo Velho também falou sobre a expectativa com a parceria, que, segundo ele, deve garantir mais agilidade nos atendimentos especializados.
“Estamos discutindo a parceria com o programa Agora Tem Especialistas do Governo Federal, dialogando para trazer mais acesso a especialidades médicas na rede municipal de saúde. Isso fará com que o tempo de espera para atendimentos especializados diminuam e ainda mais avanços estão por vir com essa parceria”, disse.
O que é o programa Agora Tem Especialistas?
O Agora Tem Especialistas foi lançado em maio deste ano pelo Ministério da Saúde. O programa quer reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados no SUS em todo o país.
Entre as ações previstas estão:
-
Ampliação de mutirões;
-
Uso de carretas de saúde para atendimento móvel;
-
Compra de transporte sanitário;
-
Fortalecimento do atendimento remoto (Telessaúde).
Essas medidas buscam dar mais agilidade e eficiência no atendimento especializado, uma das maiores queixas dos usuários do SUS.