Notícias de Maricá

Maricá: Obras do Mergulhão e Parque Linear de Inoã podem levar 3 anos e meio; confira!

A Prefeitura de Maricá deu um novo passo para tirar do papel um dos projetos urbanos mais ambiciosos da cidade: a construção de um mergulhão (passagem subterrânea) e um parque linear ao longo da RJ-106, na altura de Inoã. A obra faz parte do projeto futurista de reurbanização lançado pela gestão municipal, que também prevê teleféricos, VLT e requalificação de toda a região central do distrito.

A licitação, publicada pela autarquia SOMAR (Serviços de Obras de Maricá), prevê a contratação de uma empresa ou consórcio para elaborar o projeto executivo e executar a obra, cujo valor estimado é de R$ 737.885.005,67. O edital foi lançado no modelo de Concorrência Eletrônica, com julgamento baseado em técnica e preço — sendo 70% da pontuação voltada para a qualificação técnica da empresa e 30% para o valor ofertado.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Maricá Info no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente.

A abertura das propostas está prevista para o dia 22 de agosto de 2025, às 9h, e deve ser feita exclusivamente pelo Portal Nacional de Compras Públicas. O contrato será do tipo semi-integrado, o que significa que a empresa vencedora ficará responsável tanto pelo projeto quanto pela execução das obras, com prazo inicial de 36 meses para conclusão e vigência de até 42 meses.

Mergulhão e parque linear

O projeto faz parte do que a gestão chama de “Cidade das Utopias” — um pacote de obras que visa transformar o eixo Inoã–Itaipuaçu com intervenções de mobilidade e paisagismo. Além do mergulhão, tem como objetivo em diversos lugares a resolução de problemas de gargalos no trânsito (algo que não acontece atualmente no local), está prevista a criação de um parque linear no entorno da via, com áreas de lazer, acessos organizados e espaços de convivência urbana, além de padronização de fachadas.

Segundo vídeo institucional publicado pela prefeitura no início de 2025, o plano prevê ainda a integração com futuros modais como o VLT e teleféricos, conectando os bairros ao restante da cidade com transporte público moderno e sustentável. O projeto, segundo o município, é inspirado em soluções adotadas por cidades como Medellín, na Colômbia.

Leia também:

Cidade das Utopias: Novo governo de Maricá apresenta projeto futurístico de urbanização com mergulhão, teleféricos e VLT; confira! [vídeo]

Relacionados

Botão Voltar ao topo