Maricá: Câmara aprova criação da Secretaria de Lutas; vereador pode assumir pasta
A Câmara Municipal de Maricá aprovou, na sessão desta quinta-feira (21/08), a criação da Secretaria de Lutas e Esportes de Combate de Base e Alto Rendimento. A proposta recebeu 18 votos favoráveis e dois contrários, dos vereadores Ricardinho Netuno (PL) e Chiquinho (PL).
A nova pasta será a 44ª secretaria municipal, sem contar autarquias, empresas públicas e de economia mista. O objetivo é atuar de forma autônoma no desenvolvimento e promoção de modalidades como jiu-jitsu, muay thai, judô e outras práticas marciais, com foco em projetos sociais e também na formação de atletas de alto rendimento.
Possível mudança na Câmara
Segundo informações de bastidores, o vereador Igor Corrêa (PCdoB) deve ser indicado para comandar a nova secretaria. Faixa preta em muay thai, o parlamentar já vinha realizando reuniões com professores e representantes de academias de lutas da cidade.
Caso a nomeação se confirme, Corrêa deixará sua cadeira no Legislativo e abrirá espaço para mais um suplente. A mudança acontece em meio a uma série de substituições na Câmara: desde o início de 2025, nove suplentes já assumiram vagas devido ao licenciamento de vereadores que foram ocupar secretarias municipais.
Quem pode assumir a vaga
Com a saída de Igor Corrêa, o primeiro nome da lista de suplentes do PT é o de Kanu Lyrio, que obteve 195 votos nas eleições de 2024. Atualmente, ele já ocupa um cargo estratégico na prefeitura, na área de Recursos Humanos, com o aval do prefeito, e deve permanecer nessa função.
Assim, quem deve assumir a cadeira é o segundo suplente da legenda, Oliver Goiano, conhecido como Pastor Oliver, que recebeu 150 votos no último pleito. Em suas redes sociais, ele aparece ao lado de ministros do STF como Alexandre de Moraes e Flávio Dino, além de deputados federais e outros ministros. Em uma publicação, Pastor Oliver chegou a chamar Moraes de “Paladino da Liberdade”.
Contexto político
A criação da nova secretaria reforça a tendência da atual gestão em ampliar o número de pastas no Executivo, abrindo espaço para a entrada de suplentes no Legislativo. Caso Igor Corrêa seja oficializado como secretário, Pastor Oliver será o 10º suplente a assumir uma cadeira na Câmara de Maricá em 2025.