Itaipuaçu: Estudantes de colégio estadual fazem protesto
Estudantes do Colégio Estadual Darcy Ribeiro, no bairro Jardim Atlântico Oeste, no distrito de Itaipuaçu, em Maricá, realizaram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (06) para cobrar soluções para um gerador de energia elétrica problemático, que na última semana deixou os estudantes sem aulas e colocou em risco a vida dos frequentadores da unidade de ensino.
Com diversos cartazes, os estudantes abordaram os problemas e cobraram uma solução das autoridades. A presença do prefeito foi solicitada pelos alunos, mas o mesmo não compareceu.
Vale lembrar que o Colégio Estadual Darcy Ribeiro é uma unidade mantida pela Secretaria Estadual de Educação, mas é custeada pela prefeitura de Maricá, que está construindo ao lado uma estrutura para acomodar esses estudantes, que atualmente estudam em módulos habitacionais.
Enquanto os responsáveis pela unidade de ensino não resolvem os problemas, estudantes e funcionários continuam sob o risco de qualquer imprevisto com a infraestrutura do local.
O Sepe Maricá comunicou, na semana anterior, que a escola opera com um gerador alugado que, além de causar grande poluição sonora e interromper as aulas, representa um sério perigo para todos os envolvidos. “Hoje [sexta-feira 03/05], o gerador falhou, liberou uma grande quantidade de fumaça e resultou na evacuação da escola”.
O colégio é administrado pela Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), que esclareceu que “houve um problema com o gerador na instalação temporária da unidade, mas o mesmo já foi resolvido. Atualmente, as aulas estão acontecendo normalmente. Em breve, a mudança para o novo prédio será realizada, por meio de uma parceria entre a Seeduc-RJ e o município de Maricá. A secretaria também informa que os dias letivos perdidos serão compensados, seguindo um planejamento pedagógico elaborado pela escola e aprovado pela Diretoria Regional Pedagógica responsável, visando minimizar possíveis prejuízos educacionais para os alunos”.