Prefeito de Maricá se reúne com Comandante do 4º Policiamento de Área (CPA) para discutir construção de batalhão
O protocolo de intenções para a construção do Batalhão da Polícia Militar em Maricá foi assinado no dia 29 de março, há mais de um ano e meio.
O Prefeito de Maricá, Fabiano Horta, esteve em reunião nesta terça-feira (12), com o Coronel Sylvio Guerra, comandante do 4º Policiamento de Área (CPA), para avançar nas tratativas sobre a construção de um batalhão da Polícia Militar na cidade. A expectativa é que o batalhão seja instalado em uma área estratégica localizada às margens da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), na altura do km 30, próximo ao condomínio Beverly Hills.
O município de Maricá, que tem registrado um crescimento populacional acima da média estadual, enfrenta desafios relacionados à segurança pública, uma vez que o efetivo da Polícia Militar não acompanhou o aumento de habitantes – que cresceu mais de 50% na última década. Para minimizar esse impacto, a Prefeitura tem investido no Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), que permite que policiais trabalhem no município em seus dias de folga, aumentando o patrulhamento preventivo.
Com a inauguração do novo batalhão, espera-se que Maricá receba um reforço significativo no efetivo, aliviando a sobrecarga no patrulhamento que atualmente envolve o 12º BPM, responsável também pela cidade de Niterói. O objetivo é proporcionar a Maricá uma estrutura autônoma de segurança, com patrulhamento mais eficiente e dedicado às necessidades específicas da população local, enquanto libera o efetivo do 12º BPM para uma cobertura mais focada em Niterói.