Maricá: Vereador Netuno denuncia possível superfaturamento e direcionamento de contratos na Codemar
Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Maricá realizada na última segunda-feira (12/05), o vereador Ricardinho Netuno (PL) voltou a denunciar supostas irregularidades em contratos firmados pela Prefeitura e pela Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), com destaque para a aquisição e locação de computadores por valores considerados abusivos.
Segundo o parlamentar, a Prefeitura teria comprado computadores por R$ 13 mil cada, mesmo modelo que, segundo pesquisa de mercado citada por ele, custa no máximo R$ 6 mil. “A prefeitura pagou mais do que o dobro. Eu denunciei, já existe uma investigação no Ministério Público com inquérito aberto”, afirmou Netuno, acrescentando que se tratam de 75 unidades do tipo 1 e mais de 800 do tipo 2.
O vereador também criticou um novo contrato firmado pela Codemar, presidida por Hamilton Lacerda, que prevê a aquisição de uma grande quantidade de equipamentos de informática. “Ele tá fazendo um novo contrato milionário, que tudo indica estar sendo direcionado para empresas amigas”, declarou da tribuna.
O novo contrato, segundo Netuno, inclui:
-
2.453 computadores tipo 1
-
5.065 computadores tipo 2
-
7.517 doorbreaks
-
700 notebooks
Além de outros equipamentos não detalhados.
Netuno levantou suspeitas sobre a locação desses equipamentos, questionando a real necessidade e a destinação de tantos computadores. “É uma farra com o dinheiro da nossa cidade. Tantos computadores assim, que não tem nem aonde colocar. Qual é a finalidade desse contrato?”, questionou o parlamentar, pedindo apuração e transparência sobre a licitação.
A fala repercutiu entre os vereadores e deve motivar novos desdobramentos na Câmara e no Ministério Público.
Em resposta, a Codemar informou através de sua assessoria que “o procedimento licitatório número 02 de 2025 foi revogado no último dia 9 de maio e publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro na mesma data. Portanto, o questionamento torna-se sem efeito.”