Notícias de Maricá

Maricá recebe quadro de Che Guevara enviado pelo governo de Cuba e reforça parceria internacional

A relação entre Maricá e Cuba ganhou mais um capítulo simbólico nesta semana. A cidade recebeu da primeira-dama cubana, Lis Cuesta Peraza, um quadro que retrata um momento histórico do revolucionário Ernesto Che Guevara. A obra agora faz parte da recepção do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara.

O quadro lembra a participação de Che na chamada “terceira safra”, em 1960, quando ele, já como Ministro da Indústria, foi para o campo cortar cana ao lado de trabalhadores, estudantes e camponeses. Mesmo no governo, Che fez questão de estar junto do povo, colocando a mão na massa para ajudar na reconstrução da economia da ilha, que sofria com o bloqueio econômico. A cena se tornou um marco da história cubana e segue inspirando pessoas pelo mundo.

A doação da gravura acontece em meio a uma aproximação cada vez maior entre Maricá e o governo cubano, especialmente na área da saúde. O secretário municipal de Saúde, Marcelo Velho, destacou os avanços dessa cooperação.

“A parceria com Cuba representa um avanço estratégico para a saúde pública de Maricá. Através dessa integração, vamos oferecer tratamento ainda mais qualificado para pacientes com diabetes grave, ampliar o intercâmbio entre profissionais e fortalecer nossa capacidade técnica. Além disso, estamos dialogando para cooperação na produção de vacinas, o que pode tornar Maricá uma referência ainda maior em inovação na saúde”, disse.

A diretora do hospital, Ana Paula Silva, também falou sobre o simbolismo do presente recebido e da importância de Che Guevara como inspiração para a unidade de saúde que leva seu nome.

“Este presente representa a luta coletiva pela revolução através da união. E é essa a filosofia e orientação aqui em Maricá. Todos juntos no mesmo propósito buscando a igualdade sempre”, afirmou.

Além da imagem revolucionária, Maricá também reconhece em Che Guevara o médico que defendia a saúde como um direito de todos, sem distinção. E é essa visão que o hospital municipal busca seguir: oferecer atendimento humanizado e valorizar a medicina preventiva, em sintonia com os princípios do próprio Che.

Relacionados

Botão Voltar ao topo