Defesa Civil de Maricá realiza palestra sobre Gestão de Risco
O Coordenador Operacional de Defesa Civil de Maricá, capitão Wellington Silva, apresentou na tarde desta segunda-feira (17/10), no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Pedreiras, a palestra “Gestão do Risco de Desastres”, O público que lotou o auditório foi formado por alunos e professores do Curso Técnico em Edificações do instituto e o evento foi o último de um ciclo de palestras realizado pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil de Maricá. A iniciativa teve em vista a recomendação da Assembleia Geral das Nações Unidas, que elegeu o dia 13 de outubro como a data para comemoração do Dia Internacional para Redução de Desastres.
Durante o bate papo foram ministradas orientações sobre prevenção de riscos e aumento da capacidade de solução local no que tange a enfrentamento de desastres. Segundo o Wellington Silva, a Defesa Civil de Maricá deve cada vez mais aumentar a integração com outros segmentos, como as áreas de Saúde, Ambiente e Educação, com a iniciativa privada e, principalmente, com a sociedade. “Buscamos trabalhar a percepção de risco para que os alunos sejam multiplicadores e estejam preparados para enfrentar os possíveis desastres, sejam eles naturais ou tecnológicos.
O objetivo é aumentar a capacidade de reação da comunidade em relação a esses desastres”, explicou. O diretor de ensino do IFF, Francesco Lugli, conta que abraçou o projeto da Defesa Civil, pois viu na parceria a oportunidade de agregar conhecimento para os alunos do curso de Técnico em Edificações. “Sabemos que moramos em um município que está exposto a uma série de riscos em potencial e por isso é fundamental envolver nossos alunos, pois a área de atuação deles interage com esses riscos. O valor pedagógico e civil desse tipo de evento é muito bom e claro contribui para segurança de todos”, ressaltou Francesco. O aluno Guilherme de Souza de 16 anos afirmou que o conhecimento adquirido o ajudará a realizar ações corretas caso ele ou pessoas próximas a ele sejam expostas a alguma situação de risco.
Além do IFF, o ciclo de palestras que teve início na teça feira (11/10), passou pela Secretária de Segurança Pública, Ministério Público, Escola Municipal Darcy Ribeiro, Centro Educacional Santa Monica e Centro Educacional Benedicta Rangel. Em todos estes lugares os temas abordados foram: Ações globais de proteção e defesa civil e participação comunitária na construção da resiliência e percepção de risco.