ato sindicato marica
Notícias de Maricá

Maricá: Ato contra falta de estrutura em escolas municipais une pais e educadores

Compartilhe!

“A nossa luta, é todo dia, educação não é mercadoria!” Foi com frases de efeitos como essa que um ato organizado pelo Sindicato dos Profissionais em Educação de Maricá (Sineduc) reuniu tanto educadores quanto pais indignados com a falta de estrutura nas escolas municipais em frente à Prefeitura de Maricá.

São diversas denúncias de problemas estruturais como falta de salas de aulas, falta de profissionais de mediação, profissionais auxiliares sem formação pedagógica, funcionários terceirizados sobrecarregados e com salários atrasados (merendeiras), carência de profissionais como mediadores, apoio e merendeiras, entre tantos outros problemas.

Um dos professores questionou a forma como será passada uma educação crítica se as salas de aulas estão superlotadas, se bibliotecas estão sendo fechadas para serem salas de aulas, se merendeiras estão sem receber, entre outros problemas. “Não adianta divulgar Maricá em revistas internacionais e esquecer dos profissionais que trabalham aqui!” Comentou um educador.

Como nós aqui, do ‘Maricá Info’ cobramos, não houve planejamento adequado para o retorno presencial após dois anos de aulas remotas. Em dois anos, apenas containers (módulos) foram instalados em algumas unidades e outras poucas reformadas, mas sem ampliar a capacidade para atender com dignidade os alunos e profissionais da educação.

 – Maricá: Fundo Soberano acumula R$855 milhões

Auxílio integral, onde?

Outro questionamento feito por pais e mães de alunos é a falta do tão prometido ensino integral. Os alunos estão nas escolas apenas em meio turno, o que prejudica os pais que se planejaram para trabalharem e não estão podendo, pois os que estudam pela manhã, por exemplo, ficam apenas de 8h às 12h nas escolas.

Até o fechamento desta matéria, a prefeitura de Maricá ainda não respondeu aos nossos questionamentos sobre o tão prometido ensino integral no município. Vale destacar que, para 2022, a Secretaria de Educação de Maricá tem um orçamento aprovado de R$419 milhões.

Após mais de uma hora de protesto em frente à Prefeitura de Maricá, uma comissão com representantes dos profissionais de educação e pais foi recebida por representantes do executivo.

Confira também

Maricá Info: Você bem informado!