Maricá: Saúde gasta mais de R$400 milhões, mas ainda não possui um mamógrafo
Da redação | João Henrique – Um dia após o fim de Outubro, mês de conscientização para o diagnóstico, prevenção e tratamento do Câncer de Mama, o município de Maricá sofre com dezenas, talvez centenas de mulheres na fila para realizar o exame de mamografia, essencial para diagnosticar a doença que é o câncer que mais mata mulheres no Brasil.
“Só tem vaga para o Rio Imagem. Não entendo eles fazerem caminhada em Maricá, falar que tem caminhão alugado pra isso, mas a gente não consegue realizar o exame na cidade.” Comentou Edna da Silva, de 54 anos.
Com um gasto de mais de R$409 milhões pagos em 2022 apenas na área da gestão da saúde, Maricá não tem sequer um centro de imagem para realização de exames como o de mamografia. Há tempos que os moradores cobram que esses investimentos se convertam em qualidade e rapidez no atendimento, mas não vemos novas unidades de saúde serem construídas e os postos de saúde estão sobrecarregados, com poucos funcionários e estrutura aquém do necessário para atender bem o cidadão. A Prefeitura de Maricá informou, através de nota, que a compra do mamógrafo está em fase de licitação e que em 2022 já foram realizadas 3.337 mamografias.
Com tantos problemas, fica difícil acreditar que a cidade foi destaque na avaliação do sistema de saúde no Estado do Rio, ficando em 4º lugar. Os moradores reclamam, frequentemente, do atendimento na atenção básica, muitas vezes até por falta de insumos e medicação. Em julho deste ano, a Secretária de Saúde Solange Oliveira, que raramente é vista, visitou algumas unidades visando ‘aprimorar serviços’. Esperamos que os gestores comecem pelo básico, já que os números apresentados como ‘excelentes’ são totalmente fora da realidade em que os pacientes encontram.
Questionamos a Prefeitura de Maricá sobre a falta de vagas para exames de mamografia e que muitos pacientes só conseguem tal exame no Rio Imagem. A assessoria de comunicação nos enviou uma nota, que reproduzimos na íntegra:
“A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que ampliou em mais de 100% o número de mamografias realizadas na cidade para os três últimos meses de 2022, passando de 300 para mais 600 por mês. Somente neste mês de outubro foram realizadas mais de 800 exames. Além disso, o município também disponibiliza as vagas que são cedidas pelo Rio Imagem para as mulheres da cidade.
Com relação ao número de exames feitos, em 2022 o município realizou 3.337 mamografias. Já em 2021 foram feitas 3.080 mamografias ao longo dos 12 meses. Com relação ao novo mamógrafo, a Secretaria de Saúde informa que a compra do equipamento está em fase final de licitação e, em breve, estará disponível para a população, aumentando ainda mais a oferta do exame na cidade.”