Maricá investe em tecnologia na educação infantil
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, deu início ao segundo semestre letivo, recebendo cerca de 28 mil alunos em suas 65 unidades da rede municipal de ensino. O retorno das atividades escolares foi marcada pela aquisição de mesas interativas com tela touchscreen, que possibilitam a participação dos alunos em jogos pedagógicos. Esses equipamentos serão disponibilizados exclusivamente para a educação infantil.
No Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Recanto da Amizade, localizado no Bairro da Amizade, 20 dessas mesas foram instaladas para auxiliar no processo educacional de 195 crianças, com idades entre 2 e 5 anos, abrangendo desde o Maternal I até o Pré-II.
As mesas interativas oferecem uma abordagem inovadora ao ensino, permitindo que as crianças desenvolvam habilidades de letramento, números, coordenação motora e noções auditivas e visuais. Além disso, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre o alfabeto, a fauna e a flora, bem como questões relacionadas à proteção ambiental, cidadania, moradia e alimentação, tudo por meio de atividades lúdicas e interativas.
O Secretário de Educação, Márcio Jardim, expressou seu orgulho ao fornecer esses recursos tecnológicos essenciais para a formação das crianças.
“É com muito orgulho que conseguimos oferecer às nossas crianças equipamentos como esses que trabalham questões tão importantes para sua formação. Tratamos de cidadania, moradia e respeito ao próximo. Além disso, eles estão tendo o primeiro contato com o universo dos números e das letras por meio da tecnologia, o que é uma estratégia didática muito importante. Educação é a base de tudo e não vamos medir esforços para oferecer um ensino de qualidade”, afirmou o secretário.
A diretora do CEIM Recanto da Amizade, Ivonete Silveira de Carvalho, também compartilhou sua satisfação em fazer parte desse processo de investimento tecnológico na educação.
“Nós, que não vivenciamos isso na nossa infância, ficamos realizados em proporcionar isso para essas crianças. É motivo de muito orgulho. Esses equipamentos trazem materiais lúdicos e tecnológicos muito necessários para que as crianças aprendam mais rápido”, celebrou a diretora.
Antes dessas aquisições recentes, a escola já possuía duas mesas em formato de computador, com a mesma finalidade dos novos aparelhos. Além disso, a unidade também faz uso de uma tela interativa, entregue há cerca de dois anos, quando a Secretaria de Educação adquiriu lousas digitais, kits e laboratórios de robótica, tix-letramento (equipamentos utilizados em salas de recursos para alunos com deficiência, como teclados inclusivos e dispositivos de controle de notebook por meio de piscadas de olho), mesa infantil e de alfabetização, laboratório itinerante, sala maker, entre outros equipamentos.
A escola também é palco de diversos projetos e atividades extracurriculares, tais como oficinas de contação de histórias, atividades esportivas que trabalham a psicomotricidade, brincadeiras tradicionais, recreação infantil, aulas de música e ballet, complementando a formação das crianças de maneira lúdica e criativa.