Maricá: Onda de calor coloca município em alerta para risco de queimadas
A onda de calor que atinge grande parte do país colocou Maricá em alerta para o alto risco de queimadas. A cidade tem grande parte de seu território coberto por vegetação de Mata Atlântica e de Restinga, que são alvos de ações de queimadas tanto por prática criminosa de incendiários como por incidentes como queda de balão, guimba de cigarro e moradores que atuam fogo ao lixo não recolhido.
Neste ano Maricá sofreu com o tempo seco e com muitas queimadas, em diversos casos chegando a colocar residências em risco. Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Maricá é o município que registrou em 2022 o maior número de queimadas, sobrecarregando o serviço do Corpo de Bombeiros, que tem um baixo efetivo para cobrir todo o território. Quem auxilia nestes casos é a Defesa Civil, que investiu em equipamentos e qualificação de seus funcionários para combater incêndios florestais.
Em caso de princípio de incêndio em vegetação, acione o quanto antes o Corpo de Bombeiros através do número 193 e a Defesa Civil pelos números 199 ou 2637-1999.
Maricá é o município com maior registro de incêndio em vegetação na Região Metropolitana do Rio