ItaipuaçuNotícias de MaricáTurismo

Prefeitura decreta tombamento da fazenda Itaocaia

A Prefeitura de Maricá decretou no último sábado (26/10) o tombamento histórico e a desapropriação da Fazenda Itaocaia, em Itaocaia Valley.

No local, a prefeitura irá construir a sede do Memorial Charles Darwin em homenagem à Mata Atlântica. A fazenda serviu de hospedagem para o naturalista inglês em 1832, quando pesquisou a biodiversidade da região para incluir suas conclusões na Teoria sobre a Evolução das Espécies.

Charles Darwin relatou suicídio de uma escrava que pulou da Pedra de Itaocaia. (Foto: João Henrique | Maricá Info)
Charles Darwin relatou suicídio de uma escrava que pulou da Pedra de Itaocaia. (Foto: João Henrique | Maricá Info)

Durante o ato público, o prefeito também assinou um protocolo de intenções com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para definir uma gestão compartilhada da Fazenda Itaocaia, localizada numa área de 30 mil metros quadrados. O patrimônio fica na entrada do Caminho de Darwin, que cruza o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset). As instalações da fazenda servirão, ainda, para sediar o Monumento Natural Municipal da Pedra de Itaocaia, sob a responsabilidade da prefeitura, e de equipamentos do parque e da Área de Proteção Ambiental (APA) de Maricá, que ficarão a cargo do estado.

Segundo a secretaria municipal de Ambiente, as atividades turísticas de ciclismo, caminhada e cavalgada serão incrementadas com “Caminho de Darwin” e a fazenda funcionará como polo de recepção destas atividades. Além destas iniciativas, tramita na Câmara Municipal um projeto de lei do vereador Helter Ferreira que altera o nome da Estrada da Barrinha, na localidade de Itaocaia Valley, para Estrada Charles Darwin.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo