NotíciasNotícias da CidadeSaúde

Caramujos Africano invadem Maricá

Achatina fulica ThailandCom o descaso na cidade de Maricá onde ‘tudo pode’, até os caramujos estão tomando o seu lugar, no Bairro da Amizade, aquele que estão fazendo as obras de prevenções das chuvas e que na enchente passada chegou a bater mais de 1 metro de água, os caramujos estão, digamos que, fazendo a festa, e os moradores estão assustados com a ‘invasão’ dos Caramujos Africanos.
Os moradores foram à prefeitura e, como sempre, não fizeram nada, alegaram que não tinham recursos, e blá blá blá. Foram também, até veículos de comunicação como a Radio Tupi, mas parece que até agora não atenderam o pedido.
Você sabe o que é um Caramujo Africano? Não? Então vai uma breve explicação:

Caramujo-gigante-africano (de nome científico Achatina fulica) é um molusco da classe Gastropoda, de concha cônica marrom 
ou mosqueada de tons claros. Nativo no leste-nordeste da África, foi introduzido no Brasil em 1988 
visando ao cultivo e comercialização do escargot. fonte: Wikipédia

Esse caramujo pode transmitir ao ser humano os vermes causadores de um tipo de meningite e de peritonite, por ser o hospedeiro natural deles. EVITE CONTATO, uma pequena solução, é pegá-los com uma luva ou saco plástico e matá-los, esmagado, ou jogando sal ou cloro neles, essa é uma medida caseira, não esqueça de lavar o lacal onde pode conter ovos da praga.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Primeiro eu gostaria de informar que moro em Sambaetiba, Itaboraí. Moradores de Maricá são abençoados, aqui na região já convivemos com eles há mais de 5 anos. Quanto a Prefeitura, não existe o citado descaso, isso é uma praga e assim como, deve ser combatida pelo Governo Federal. Anos atrás li uma reportagem de um biólogo que afirmou que esses caramujos estão longe de serem grandes propagadores de doenças, por isso o Governo nada faz e usa a população para combate-los sem custos.

Botão Voltar ao topo