NotíciasNotícias da Cidade

Maricá vai ter moeda própria circulando a partir do mês de maio

foto+moeda
Dinheiro ‘social’, válido somente para o município de Maricá, se chamará ‘Mumbuca’ e será ilustrado com animais da região. Vão circular pela cidade notas de 20, 10, 5, 2 e 1

Os maricaenses terão um dinheiro só deles. A moeda social se chamará “Mumbuca”, em homenagem a um rio da cidade, e terá notas de 20, 10, 5, 2, 1 e 0,50 mumbucas, ilustradas com animais da região, como pássaros e peixes. Apesar de a circulação da moeda começar em abril, o lançamento oficial será feito no dia 26 de maio, quando Maricá completa 196 anos da emancipação político-administrativa.
O prefeito Washington Quaquá conta que, já no mês que vem, enviará o projeto de lei à Câmara Municipal de Maricá, instituindo a criação da moeda, do Banco Mumbuca e de um benefício no valor de R$ 50 para 8 mil famílias inscritas no Cadastro Único, que será pago em mumbucas. Segundo Quaquá, o foco do investimento será os jovens em situação de risco, mas toda a população será beneficiada, inclusive comerciantes. “Já estamos negociando com os comerciantes da cidade, que se mostraram empolgados com a novidade. A criação do banco faz parte do meu plano de governo e a moeda vai fidelizar a população ao comércio local”, diz o prefeito.
Quaquá explica que o banco fará empréstimos à população de baixa renda para consumo na cidade e abertura de negócios próprios. Para ele, as mulheres que estão se formando no curso de padeiro e os jovens do município serão rapidamente público para a nova moeda.
Para implantar o projeto em Maricá, o prefeito esteve em Silva Jardim, onde um sistema de moeda social já vem operando, para ver de perto o funcionamento do Banco Comunitário Capivari, como são feitos os empréstimos e a troca dos reais pelos “capivaris” (nome do dinheiro local). Ele se reuniu com o prefeito da cidade, Marcello Zelão.
O Fluminense – Karina Fernandes

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Aeee viva !… agora sim vamos nos prender mais ainda neste fim de mundo, já que a moeda só poderá ser valida no município… como sendo assim espero que o imposto seja pago com “mumbucas” (com tanto nomes para se dar a uma moeda… mas como quiseram fazer uma homenagem né?… pena que isto tudo é de boca para fora, já que as condições da ponte a qual fica sobre o tão amado rio está prestes a cair). Hunf… e eu pensando que um curso técnico ser escolhido por sorteio era ridículo…

Botão Voltar ao topo