NotíciasNotícias do BrasilNotícias do Estado

Discurso de Obama na Cinelândia é cancelado

Rio de Janeiro, 18 mar (EFE).- O discurso que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, iria proferir no domingo na Cinelândia, no Rio de Janeiro, foi cancelado e o governante falará no Teatro Municipal da cidade para um público restrito, informaram nesta sexta-feira fontes diplomáticas.
A informação foi confirmada à Agência Efe por um porta-voz do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, o mesmo órgão que havia anunciado no início desta semana o discurso aberto do presidente americano no centro da cidade, mas não foram divulgados os motivos da mudança de planos.
Os preparativos da visita de Obama foram feitos com muita discrição e até agora as únicas atividades confirmadas no Rio de Janeiro são o discurso ao povo brasileiro e uma visita ao Cristo Redentor que não poderá ser acompanhada pela imprensa.
O governante dos EUA chegará neste sábado a Brasília, onde se reunirá com a presidente Dilma Rousseff e manterá reuniões com empresários de ambos os países.
Para o discurso da Cinelândia, as autoridades do Rio de Janeiro tinham previsto um rigoroso dispositivo de segurança com centenas de policiais e militares bloqueando inúmeras ruas do centro da cidade e paralisando temporariamente até o metrô.
O cancelamento aconteceu depois que vários partidos de esquerda e movimentos sociais anunciaram uma série de manifestações no Rio de Janeiro para protestar contra a visita de Obama.
Nas últimas semanas, a imprensa brasileira havia especulado a possibilidade de que o líder visitasse uma favela carioca, mas essa atividade não foi incluída na programação divulgada pelas autoridades americanas.
A visita ao Brasil é a primeira etapa de uma viagem à América Latina que inclui ainda o Chile e El Salvador. EFE

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo