Nuclear Não! Saiba tudo sobre a energia nuclear, seus riscos e suas alternativas
A Energia Nuclear é a energia que se libera de uma reação nuclear, ela pode-se dar pela Fusão ou Fissão do núcleo de alguns átomos como o do Hidrogênio ou o Urânio/Plutônio Enriquecido, mais usado nos dias atuais.
A Energia Nuclear, é uma fonte de energia ‘limpa’, se for considerado a porcentagem de emissão de gases poluentes, a energia nuclear é mais limpa que a proveniente do petróleo.
Resumidamente, a Fissão consiste na ‘divisão’ do núcleo em duas ou mais partículas, liberando nessa reação energia. A fusão, consiste na união de dois ou mais núcleos para formar um novo núcleo, também liberando energia na reação.
A energia nuclear já foi muito discutida e defendida por ecologistas como James E. Lovelock por ser ‘limpa’, não emitindo gases que causam o efeito estufa. Mas ultimamente, com os desastres naturais que ocasionaram na explosão de alguns reatores nucleares no Japão, a energia nuclear vem sendo seriamente criticada e há uma corrente contra esse tipo de geração de energia.
Em relação à energia hidrelétrica, a energia nuclear não necessita de alagamento de áreas grandes para formar os reservatórios, evitando a perda de áreas de flora de uma determinada região. Outra vantagem da energia nuclear, é não defender de fatores climáticos, porventura, a energia hidrelétrica depende do regime das chuvas para seu funcionamento em sua total capacidade.
Então, por que a energia nuclear está sendo tão criticada?
Como visto em acidentes nucleares como em Chernobyl, em 1986 e no Japão, em 2011, vimos como a energia nuclear pode sujar toda uma localidade com a sua radioatividade, que pode causar câncer, vindo a matar muita gente. Águas das redondezas nas áreas atingida pela radioatividade em um acidente nuclear, ficam contaminadas, como as de Fukushima, no Japão.
Vítima de radiação nuclear |
O Japão é um país desenvolvido, rico e treinado para tal desastres, também, país que já foi atingido por duas bombas nucleares, em Hiroshima e Nagasaki.
E se fosse no Brasil? País em desenvolvimento que não está preparado para uma ‘catástrofe nuclear’.
Você já pensou nisso? Se o acidente nuclear japonês acontecesse no Brasil, plano de evacuação poderia atingir até 1 milhão e meio de pessoas, em 27 municípios do Rio de Janeiro e São Paulo.
O Greenpeace, faz um ato de ‘Pare Angra III’, terceira Usina Nuclear brasileira que está sendo construída em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.
Usina Solar |