MaricáMeio AmbienteNotícias do Estado

Próximo encontro sobre Mega Porto de Jaconé será em Maricá


Encontros já aconteceram também em Saquarema.
Encontros já aconteceram também em Saquarema.
Na continuidade dos encontros para esclarecimentos populares, no dia 09 de fevereiro acontecerá o III encontro sobre o Pólo Naval de Jaconé em Maricá, às 19 horas no Esporte Clube Maricá.

Com foco no questionamento sobre legitimidade da alteração do Plano Diretor. A comunidade de Saquarema está convidada a participar, como forma de fortalecer o movimento e refletir sobre os impactos diretos e indiretos que o empreendimento causará nos dois municípios.

Este encontro tem como objetivo:
i) Anular ato de alteração do Plano Diretor ocorrido fim do ano.
ii) Solicitar audiência pública à Câmara de Vereadores para iniciar debates não decisórios sobre o Pólo Naval, somente informações.

Com atenção a Lei Orgânica do Município de Maricá, em seu Art. 57 diz que – A administração pública tem o dever de anular os próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, bem como a faculdade de revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados. nesse caso, os direitos adquiridos além de observado, em qualquer circunstância, o devido processo legal. E, no Art. 58 – A autoridade que, ciente de vício invalidador do ato administrativo, deixar desaná-lo, incorrerá nas penalidades da lei pela omissão, sem prejuízo das sanções previstas no art. 37, §4º, da Constituição Federal, se for o caso.

Lembrando que: a Lei 10257 do Estatutos das Cidades, “§ 4o No processo de elaboração do plano diretor e na fiscalização de sua implementação, os Poderes Legislativo e Executivo municipais garantirão: I – a promoção de audiências públicas e debates com a participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade;…” o que não aconteceu, já que não fizeram esta consulta aos colegiados interessados e á população.

Desta forma desde o início do processo já estaríamos combatendo a degradação ambiental daquela região, impedindo esta intervenção nociva ao solicitarmos a nulidade desta alteração do Plano Diretor publicado no JOM (Jornal Oficial do Município) em 21 de dezembro de 2011, edição especial nº 71. (publicado no link:http://baraodeinohan.blogspot.com/2012/01/prefeitura-e-vereadores-rasgam-plano.html)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo