Morador de Maricá participa de programa da Marinha do Brasil na Antártica
O fuzileiro naval veterano, Sergio Barcellos, morador de Maricá, está participando do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).
O PROANTAR apóia a execução de pesquisas que tenham por objetivo ampliar os conhecimentos dos fenômenos antárticos e suas influências sobre questões de relevância global e regional. Sua implementação logística está a cargo da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), vinculada ao Comando da Marinha (Ministério da Defesa – MD). Também são parceiros na execução do Programa o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), entre outros atores do setor público (PETROBRAS) e privado (OI – empresa responsável pela transmissão de voz e dados de longa distância).
O militar, que passou pela cidade de Punta Arenas, no Chile, irá desembarcou no continente gelado junto com outros militares.
Ao longo de 33 anos de existência, a presença do Brasil na Antártica permitiu a formação de centenas de cientistas e um vasto acervo de estudos em diversas áreas do conhecimento.
A Antártica tem um papel essencial nos sistemas naturais globais. É o principal regulador térmico do Planeta, controla as circulações atmosféricas e oceânicas, influenciando o clima e as condições de vida na Terra. Além disso, é detentora das maiores reservas de gelo (90%) e água doce (70%) do Planeta e de recursos minerais e energéticos incalculáveis.
Ao longo das últimas décadas, importantes observações científicas, dentre as quais, as relativas à redução da camada protetora de ozônio da atmosfera, à poluição atmosférica e à desintegração parcial do gelo na periferia do continente, evidenciaram a sensibilidade da região polar austral às mudanças climáticas globais.
RT @MaricaInfo: Morador de Maricá participa de programa da Marinha do Brasil na Antártica: http://t.co/CSdQhzqfwb